FYC – O Figurino De Blue Jasmine

[Este post foi escrito pelo meu amigo amado, Pivo Souza. Ele é sempre convidado para deixar aqui no MTDF suas opiniões sobre o mundo. :)]

For Your Consideration ou, simplesmente, FYC, é um termo que se usa em Hollywood pra designar material promocional de um filme destinado diretamente à  temporada de prêmios. Com o tempo, o sentido da expressão se ampliou e, hoje, blogueiros de todo o mundo publicam textos exaltando as qualidades de seus filminhos queridos na ingênua esperança de que aquilo seja mais um paralelepípedo na longa estrada que leva ao Oscar.

jasmine_1

Novembro tá no fim e eu resolvi que o MTDF merecia um FYC de luxo. Vi ontem Blue Jasmine, o novo filme do eterno Woody Allen, e poderia ficar aqui até 2015 redigindo laudas sobre a vulcânica performance de Cate Blanchett. Mas como elogios pra diva agente pode encontrar até naquelas revistas de 4,99 da banca da esquina, resolvi me deter no figurino do filme, um outro elemento maravilhoso que vai passar batido pelo radar de muita gente. Inclusive do Oscar.

jasmine_2

Woody  (fazendo a íntima) já tinha contado com a figurinista Suzy Benzinger em um punhado de projetos, e o desafio aqui era tornar crível a involução do guarda roupa de uma socialite falida. Nas cenas de flashback, a missão é bem mais suave, com o belíssimo vestido Carolina Herrera em vermelho deixando Cate com a própria cara da riqueza.

jasmine_3

Quando império do marido já ruiu por completo, Jasmine é obrigada a desembarcar em São Francisco com apenas uma mala – Louis Vuitton, bien sûr, mas apenas UMA –, cabendo a Benzinger imaginar quais peças essa mulher selecionaria e quantas combinações seriam possíveis entre essas peças para que Jasmine sobreviva com alguma dignidade em tempos de vacas esquálidas.

jasmine_4

Item mais importante: a bolsa. Porque, sim, só dava pra levar uma. Se era pra escolher uma e apenas uma, qualquer fashionista com alguma coisa na cabeça levaria a Birkin, o ícone que a musa Jane sugeriu para a Hermès em 1984 e que nunca deixou os holofotes.

jasmine_5

O vestido Fendi da outra foto, que é o do desembarque em São Francisco, acaba virando coringa em várias outras situações, como no bate-perna pelas ruas da cidade. Quem nunca comprou uma peça nessa cor com essa exata função que atire a primeira pedra.

jasmine_6

Sabe aquela lição que mamãe nos ensina na tenra infância de comprar um casaquinho que “dá com tudo”? Jasmine se lembrou da lição e carregou consigo essa jaqueta linda da Chanel que, por dar com tudo, vira quase uma segunda protagonista do filme.

jasmine_7

E, de cereja do bolo, a cafonice da irmã Ginger representada por essas horrendas plataformas. Benzinger pinçou quase todo o figurino da personagem em bazares do Exército da Salvação, então reflitam bastante antes de comprar igual.

Comente no facebook

comentários