Slow Fashion – Montevidéu

Mês passando, enquanto estava em Montevidéu, aproveitei para dar uma pesquisada na moda do Uruguai e descobrir o que rolava de mais legal por lá. Quando viajo assim, gosto de ver coisas diferentes, únicas, que não vai ter no Brasil. Afinal de contas, se tem aqui não faz o menor sentindo comprar na viagem, né?

Perguntando pras pessoas, descobri que Montevidéu tem um movimento muito forte de Slow Fashion. Para quem não sabe, slow fashion é um movimento de moda sustentável, onde não há tanto descarte de material e de produto, não há coleções tão definidas tipo Primera/Verão, a mão de obra é local, preferência por uso de tecidos naturais e marcas bem autorais. O slow fashion se preocupa com o meio ambiente, com as pessoas e com a ética. Resumindo, é o oposto do fast fashion. Hehe.

Por lá eu conheci o coletivo Sinestesia, que vende coisas que vários designers locais. Não faz nada o meu estilo, hehe, mas me vi levando clientes de consultoria lá. Tem muito couro, muita lã, acessórios e sapatos, tudo com pouca ‘informação de moda’, eu achei. As meninas que me atenderam lá foram foférrimas e lá rola ainda um café com bolinhos, sobremesas e saladas, ou seja: programa completo, haha.

slow fashion uruguai 1

Além desse coletivo, conheci a loja da Ana Livni. Pelo que entendi, ela é uma pioneiras do Slow Fashion no Uruguai e tem até uma parceria com o Ronaldo Fraga (ela me contou!). Achei as coisas dela bem mais legais e interessantes. Ela usa uns materiais bem legais, mistura, faz um ponchos meio patchwork… tem muita personalidade. Verdade seja dita, era muita coisa de lã e tava um calor louco, não conseguia nem  pensar em roupa de inverno. Acabei não comprando nada, mas vale a visita. Ah! Os preços super amigos, viu?! Ponchos liiiindos, feitos a mão, cheio de qualidade por uns 400 reais.

slow fashion uruguai 2 slow fashion uruguai 3

A dica é visitar os dois no mesmo dia, porque são bem pertinhos. 😉

Aqui no Brasil, para quem se interessar por Slow Fashion, eu indico a Flávia Aranha – onde tudo é maravilhoso, feito com tecidos e pigmentos naturais e super slow fashion. Super legal!

Comente no facebook

comentários