Pele Perfeita – Rotina de Cuidados

Acabei de pedir lá no Instagram (segue lá: @thaisfarage) para que as seguidoras (e seguidores!!) me contassem quais posts queriam ver por aqui. Tô tentando, pela enésima vez pós parto, me organizar com o blog, e achei que era uma ótima idéia saber de vocês o que tá faltando por aqui. E, sem dúvida, uma das coisas mais pedidas, desde que tenho blog, é um post completão sobre como ter a pele perfeita. Já fiz um vídeo – antiguinho e me deu saudade do meu loiro, hahaha – mas achei que valei retomar o assunto com algumas coisas que mudaram e também pra falar de um jeito mais geralzão do que acho legal e menos sobre a minha rotina, hehehe.

Captura de tela 2015-05-27 às 13.29.58

Fase 1 – Limpeza e Tratamento da Manhã

Vou começar considerando que fomos dormir com a pele suuuper limpa e com creme de tratamento noturno, tá? Ou seja, a pele não precisa de muita coisa de manhã porque ela não está suja. Vale lavar com um sabonete próprio pra sua pele, usar uma água termal em seguida (é frescura mas eu curto!) e, com a pele ainda úmida, aplicar um hidratante. Todaaaaas as peles do planeta precisam hidratar, só tem que encontrar um próprio para a sua necessidade. Hora de aplicar também um creme para a região dos olhos. Deixa secar durante uns 5 minutos e aplica o filtro solar. Eu, pessoalmente, não confio muito em hidratante com filtro solar, mas aí vai de cada uma. 🙂 E, sim, aplico filtro solar mesmo que vá ficar em casa, mesmo que esteja chovendo e fazendo frio.

Vale lembrar que tem gente que vai passar um ácido mais brando de manhã ou vai passar um outro remédio receitado pela dermatologista… mas aí é muito difícil de dizer, né? Cada uma vai ter uma necessidade específica. Só recomendo muitooooo cuidado com creme diurno porque, não tem jeito, um pouco de sol você vai pegar!

O que eu uso/gosto – lembrando que minha pele é mista (pós parto ficou mais seca e menos oleosa):

*Sabonete para lavar o rosto – Gel de Limpeza Profunda Normaderm, Vichy | Sabonete de Argila Verde, Bioart | Blemish Fighting Ice Cleanser, Bioré (esse é bem pra pele oleosa, mesmo, mas aaaamo e sigo usando) | Effaclar Gel de Limpeza Facial, La Roche Posay (é um bem parecido com a da Vichy, porém com um pouco menos de ácido) | Ultra Facial Cleanser, Kiehls (indicado pra todo tipo de pele).

*Água Termal: Só uso a da La Roche Posay, desde sempre, não sei opinar sobre outras…

*Creme Diurno para os olhos: All About Eye, Clinique (tem vários dessa linha, adoro todos) | Aquaporin Active Creme Para Área dos Olhos, Eucerim (adoro esse e não é caro!) | SANA Honpo Smooth Soy Milk Wrinkle Eye Cream (o que eu mais uso, há séculos, dia e noite, hahaha) | Creamy Eye Treatment with Avocado, Kiehl’s.

* Filtro solar: Só uso dois, um no inverno e outro no verão, respectivamente: Biore UV Aqua Rich Watery Gel SPF50+ PA ++++ (esse é o novo, foi lançado esse ano!) e o Biore Face Milk fps 50+ PA++++ | mas acho que vale sempre testar algum filtro solar japonês, são os melhores do mundo, não tem nem comparação. Ultimamente compro sempre da Vânia Cosmetics.

Fase 2 – Maquiagem

Uso maquiagem todo santo dia quando saio de casa. Ultimamente, como fico muito em casa com o Miguel, não tenho usado, mas sempre usei. Aí aqui vai de cada uma. 🙂

Fase 3 – Limpeza e Tratamento Noturno

Nessa hora a limpeza precisa ser caprichada! Pensa comigo: você passou o dia com filtro solar, maquiagem, recebendo poluição, calor, suor…. a pele tá podre, coitada, hahaha. Começo com demaquilante (faço e recomendo demais o sistema double cleansing, que, nada mais é que colocar o demaquilante oleoso, [não serve líquido!] nas mãos e dar uma esfregadinha no rosto. Para isso uso demaquilante japonês, já falei sobre eles aqui e aqui! Depois de passar o demaquilante, tem que enxaguar e lavar com um sabonete líquido de sua preferência. Pronto, double cleansing feito!), depois pulo adstringente ou para esfoliação. Acho que vale ter muito cuidado com essa fase porque se a sua pele for sensível ela não vai dar conta, a minha pele é super resistente (não parece, mas é) e por isso eu consigo fazer double cleansing e/ou esfoliação em seguida. Não faço esfoliação todo dia, faço mais quando sinto a pele super suja ou quando uso muita maquiagem. Mesma coisa pro adstringente. Existe também esfoliação química, que não é com aquela areiazinha e é menos agressivo, mas aí recomendo pedir o produto pra uma dermatologista.

Aqui, atenção: suuuper cuidado com lavar a pele demais, usar esfoliante demais, adstringente demais: quem tira oleosidade demais da pele produz, no mínimo, um efeito rebote (volta tudo, em dobro!).

Depois de limpar bem, eu jogo a água termal de novo, hidrato de novo (pode ser o mesmo hidrante ou outro mais power, pode ser vitamina C, depende de cada pele, cada intenção…), espero dar uma secada e passo os cremes de tratamento noturno, que costumam ser mais pesados que os do dia. E, claro, creme na região dos olhos.

Não esquece, peloamordedeus, de incluir o pescoço. Tudo que vai no rosto, vai nele também!

O que uso no tratamento noturno:

*Effaclar K, La Roche Posay (amoooo, uso há séculos!) | C E Ferulic, Skinceuticals | Redermic Hyaly [C] Olhos, La Roche Posay | e mais uma infinidade de coisas que vario de tempos em tempos. Vale lembrar que nada disso pode usar na gravidez!

O que, de fato, mudou a minha pele:

Pelling químico e não tomar sol. O resto, sinceramente, é pra manter, dar mais viço, é a cereja do bolo. O que faz diminuir mancha, marquinhas de espinha, textura de laranja…. é o pelling e não tomar sol no rosto. Foi isso que fez minha pele ganhar outra vida e hoje em dia se manter bem saudável. Juropordeus que não tomar sol no rosto faz muito milagre… e digo mais, eu não tomo meeeesmo! Se vou a praia uso filtro solar em creme e em pó, uso chapéu, fico embaixo da barraca e evito horários de sol muito forte. 😉

[Antes que comecem blablablabla vitamina D, eu já me adianto: a quantidade de filtro solar capaz de bloquear a vitamina D é uma colher de sopa cheia, ninguém, nem eu, usa tanto filtro assim no dia a dia. E eu e minha dermatologista, achamos muito mais seguro fazer suplementação de vitamina D a ficar torrando no sol.].

O que faço eventualmente

Limpeza de pele e uso máscara de clareamento em casa, mesmo.

Acredito que cuidar da pele tem que ser por prazer. Se é só obrigação você não vai conseguir ter uma rotina tão longa quanto a minha…. e tudo bem! Com certeza uma boa dermatologista vai conseguir te passar uma rotina mais enxuta, dá pra evitar também usar maquiagem no dia a dia pra não precisar limpar tanto, dá pra encontrar um bom hidratante com filtro solar (nem todo mundo precisa ser neurótica com sol como eu).

Sobre o resto do corpo: eu uso hidratante de banho ou óleos também no banho, não uso filtro solar no corpo no dia a dia porque tenho preguiça, hahahaha, mas meu sonho é achar um hidratante de corpo com filtro solar, se alguém souber eu aceito a dica!

Ufa, acho que é isso! Me conta de vocês aí? :*

Comente no facebook

comentários