O Que é: Saia Midi | Saia Lápis | Saia Godê

Sinto que há muuuita confusão quando falamos de saia midi ou de saia lápis. Recebo muito email (de leitora, de cliente e de amigas, hehe) confundindo tudo, falando que curtem ‘saia midi na altura do joelho’ ou ainda ‘como usar aquela saia lápis com volume, mais larguinha?’. Enfim, uma confusão muito louca e eu também, volta e meia, falo errado! #GenteComoAGente hehe 😀 Sabendo direito o que é o que é fica muito fácil acertar quando chegamos na loja e pedimos ajuda da vendedora ou quando vamos buscar referências na internet, por exemplo.

Pois bem:

* Saia Midi: vem do inglês ‘midskirt’ onde mid significa ‘meio’ ou seja: é a saia que termina no meio da panturrilha. Portanto, não faz muito sentido chamar ‘saia midi’ se ela termina em cima do joelho, certo? 🙂 Ou seja, saia midi se refere apena aos comprimento e não à modelagem. Sim, é mais comum vermos saia midi estilo ‘new look da Dior’, mas uma saia pode ser midi e lápis, por exemplo.

o que é saia midi

* Saia Lápis: agora estamos falando de modelagem. Saia lápis é justinha e vai afunilado da cintura em direção ao quadril/coxas. Ela, ao contrário da saia tulipa, não cria volume na cintura. A saia lápis é a marca registrada da Joan de Mad Men. Essa sim pode ter comprimentos variados: no meio da panturrilha, no joelho, um pouco acima do joelho…

o que é saia lápis

* Saia Godê: frequentemente confundida com a saia midi, ela foi criada na década de 50, é conhecida como ‘New Look’ e foi inventada por Christian Dior. Aaaamo essa história e aqui dá pra ler mais sobre ela. A saia godê é rodada, tem volume e é suuuper feminina/romântica. De novo, estamos falando de modelagem e não de comprimento, mas, sim, a saia godê costuma ser mais comprida, quase sempre midi.

o que é saia godê new look dior

 

Comente no facebook

comentários