Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Rímel

Convidei a Siva Rama Terra, que é uma maquiadora incrível de cinema e da vida [hahaha] e que sabe tudo, tudo, tudo sobre rímel. Ela fez pra gente um guia definitivo, falou tudo sobre cílios, escovinha, texturas, curvas… pra favoritar aí e ler pra sempre! 🙂

Hora de pensar em rímel. Eu prefiro chamar de mascara. Mas antes, vamos falar de cílios? Já reparou que tem gente com tudo quanto é tipo e tom de pele? E os muitos formatos diferentes de olhos? Não seria diferente com os cílios!

Existe cílios finos, grossos, longos, curtos, pretos, brancos, castanhos, ruivos… cílios curtos que crescem retos, não curvam por quase nada nesse mundo, o cílio super longão e pesado que não para curvado e “derruba” o olhar, etc… Para um maquiador o desafio e o amor a esta profissão certamente está na diversidade. Quanto mais diverso as questões a serem maquiadas, mais soluções e técnica se descobre, se inventa neste mundo.

Quem são meus cílios?

Existem tantos tipos de mascara diferentes no mercado. Tinta grossa, tinta fina versus cerda curta e cerda longa… cerda de silicone, cerda de pelo, cerda flexível, cerda rígida, gordinha e magrinha. Preto, muito preto, cinza, marrom, azul, roxo e assim desce o arco-íris. Ah, não podemos esquecer a variação de preços. Tem as mascaras bem caras, as medias e as mais em conta. Na verdade, a única coisa que realmente faz diferença em uma máscara, é a textura certa de tinta no seu tipo de cílios. Vou dar um exemplo: máscara a prova d’agua tem a tinta bem grossa e você não vai querer usar uma dessas se seus cílios forem fininhos e longuéeeeerrimos, vai pesar e vai “descurvar” bem rápido. Não há curvex que segure esse tipo de cílios com tinta que pesa por mais que meia hora. A não ser que você saiba pilotar o truque da Sandy de curvar os cílios com ar quente… Se você precisa, seja lá qual o motivo, usar máscara a prova d’agua, tem uma forma de usar tipos diferentes de cerdas e tintas para no final dar a última camada com o “prova d’agua”. Se você não tiver cílios tão longos e finos, você pode alternar começando com a máscara a prova d’agua e outra mascara “normal” com tinta bem fina fluída (eu amo a MINERALIZE MULTI-EFFECT LASH MASCARA da M.A.C). Mas talvez você precise fazer um exercício de 04 passos para descobrir do que realmente estou falando. Você vai descobrir a sua fórmula secreta personalizada sobre como alternar perfeitamente varias tintas e cerdas e qual a sequência certa para ter cílios longos leves e curvados a prova d’agua o dia todo. Eu pelo menos espero que sim.

Faça o TESTE:

– Escolha 03 máscaras
– Uma máscara a prova d’agua,
– Uma outra máscara com tinta “normal”, que você ame (sua favorita) a cerda dela a cima de tudo.
– Uma terceira com a tinta bem fina e fluida (que “hidrata” os cílios (smudge free ou a camada de tinta que os cílios já receberam).

1 – passe várias camadas de mascara a prova d’agua (umas 04) e analise o resultado. Pesou de mais ou te deu alergia no final do dia?
2 – passe várias camadas da sua mascara favorita que você ama e não vive sem. De tinta normal. Sua favorita normalmente é por causa da cerda.
3 – passe várias camadas, muitas, só com a sua mascara “hidratante”
4 – passe uma primeira camada da máscara a prova d’agua, uma segunda da máscara que “hidrata” e a terceira com a sua mascara favorita.
*use curvex a vontade, antes depois ou durante, nessas 04 versões.

Depois disso, você pode começar a pensar sobre os vários tons de mascara que você pode usar. Por exemplo, uma cor ótima é o cinza ou o marrom para a luz do dia, pois marca os cílios e não pesa. Marrom deixa todos os tipos de cor de olhos lindamente realçados. Já o cinza fica lindo com gente loira e olhos verdes ou gente ruiva de olhos azuis. Ah, as ruivas nórdicas usam muito rímel azul ao invés do preto, tenho saudades desse look, é um clássico. No mais o preto é o preto e a noite nem adianta você fazer muita graça com cores, porque o que vai contar MESMO, é a definição dos traços e NÃO as cores. Vá de preto, se for a noite. Cor a gente usa quando tem muita atitude, muito estilo e muita juventude (quando qualquer coisa fica boa). Qualquer regra está aí para ser quebrada. Contestar, discordar serve para descobrir, trocar e compartilhar.

O segredo é a busca pela diversidade!

Eu, particularmente, tenho fases com mascaras. Cada fase é uma mascara nova descoberta. Uma marca nova. Cada mascara nova, uma fase nova. Repito uma mesma compra de máscara no máximo duas vezes e segunda, descubro uma nova e já encosto a repetida. Procure novas mascaras, experimente novas tintas e cerdas, você pode acabar descobrindo um bom segredo. Vá de acordo com o seu bolso, mas faça as contas, porque muitas vezes o barato sai caro. Busque a diversidade. Novas possibilidades e formas podem ser você amanhã.

Para amadurecidas:

Preciso dizer também que com o passar dos anos eu tenho notado que meus cílios cada vez ficam mais finos, ralos e curtos. É a minha passagem de tempo sendo notada. No big deal, vai chegar uma hora que quando eu quiser sair correndo de casa de manhã, não mais vai adiantar ficar passando mascara, então passarei a usar esfumado que contraste meus olhos (menos detalhe e mais efeito). Para a noite ou looks mais poderosos, usarei cílios postiços. Existe no mercado uma diversidade de formatos, texturas e qualidades de cílios postiços: amém, obrigada!

https://en.wikipedia.org/wiki/Mascara

as minha mascaras favoritas ao longo desses anos:

tudo o que você precisa saber sobre rímel

ome: Great Lash Mascara Blackest Black
marca: Maybelline 

DIFICIL DE REMOVER, LONGA DURAÇÃO

Diz que é a mascara favorita dos americanos. Já comprei esta com uma garrafinha de removedor que vinha junto. A tinta é bem preta e ela faz um volumr otimo, se a tinta estiver nova. Quando envelhecida, ela faz bolinha, gruda os cílios e fica muito grossa e seca.

Não borra, horrível de remover. Necessário um bom removedor. É segura para lentes de contato e diz que ela reformulada tem agentes hidratanes e é hypoalergenica.

nome: Mineralize Multi-Effect Lash
marca: M.A.C

EMOLIENTE, HIDRATA, ALONGA, SEPARA

Contém o mineral 77-Mineral Complex e os agentes hidratantes da manteiga de karité, emolientes e extratos condicionadores, que além de deixar os cílios curvador e ainda mais bonitos, ainda deixa os fios macios e flexíveis.

*tinta fina e fluída, longa duração.

nome: Phenomen’eyes (black)
marca: Givenchy
TINTA FORTE, DURA, ESFORÇO MÍNIMO, RÁPIDORápida de passar. Alonga, engrossa e curva com apenas uma camada/passada. A escova bolinha ajuda muito quem tem dificuldades ou nenhuma prática no uso de mascara de cílios, principalmente se precisar levantar os pelos. Usada de baixo para cima nos pelos (da raiz a ponta), ela curva que é uma beleza. A tinta é ótima, fina e fluída quando está nova. Separa os cílios e espalha a tinta com facilidade.

*o pigmento preto dela é bem potente e ao remover, leva-se mais tempo, pois há uma quantidade enorme de pigmento. Se removida no banho, escorre uma quantidade assustadora de tinta.Também há uma versão a prova d’água. Aconselho removedor próprio para olhos.

nome: Phenomen’eyes (brown)
marca: Givenchy
 
APLICAÇÃO EXTREMAMENTE FÁCILO aplicador de elastômero é mágico, desliza gentilmente sobre os cílios, tornando a aplicação extremamente fácil.
A tinta é boa e fluída, o tom de marrom é otimo e fica perfeito para a luz do dia em loiras ou quem gosta de uma aparência mais discreta nos cílios.*Pigmento potente, durabilidade ótima. Aconselhável usar removedor próprio para olhos.
nome: Lash Doubling
marca: Clinique 
FÁCIL DE REMOVERTinta boa, aplicador bom para quem tem cílios finos e curtos. A tinta é boa, mas se suar ou se chover ela vai escorrer. Fácil de remover com apenas agua. Não seria uma boa mascara para quem usa lentes de contato.*boa para o verão na cidade, jamais usar em casamento se você for chorar!!!
nome: Grow Luscious Plumping
marca: Revlon
OTIMA PARA VOLUMEA tinta é bem escura, fluída e o aplicador junto com essa tinta maravilhosa arma um volume e levanta com poucas camadas. Está entre as favoritas na categoria de rapidez e mínimo esforço para leigos! Custo benefício “amo”. Ela não fica atras da “bad gal” da Benefit e custa menos!*bom para o bolso, volume ótimo e dura.
nome: Full ‘N Soft
marca: Maybelline
A tinta é boa e o aplicador ajuda a alongar bem os cílios sem engrossar de mais. Bom para quem tem cílios grossos e curtos. Facil de remover e a durabilidade é ok. Bom para um look natural.*boa para o dia a dia, não pesa e remove facil.
nome: Définicils
marca: Lancôme
Alonga e engrossa na medida certa com poucas camadas para quem tem cílios longos. A prova d’água ela tende a ter a tinta mais grossa e seca, por isso cuidado para não esquecer aberta. A durabilidade é boa, mas para remover é preciso um bom removedor de maquiagem para os olhos. Aliás, mascaras a prova d’água devem ser removidas com demaquilante para os olhos.*boa para quem usa lentes de contato e tem cílios longos.
nome: BadGal Lash
marca: Benefit 
Foi a minha favorita, quando lançaram essas escovinhas/aplicadores maiores. Gostei porque pega os cílios todos de uma vez, incluindo os cantinhos. Muito boa para quem tem cílios longos e só precisa de volume. A tinta é bem preta e boa. Mas cuidado, se esquecer ela aberta, seca e já era.*duração óima, fácil de remover.
nome: They’re Real!
marca: Benefit
Ela é vendida como ótima provedora de volume e alongamento, mas acho que a princípio ela mais alonga do que cria volume. tinta boa e fluída. Boa para cílios curtos e grossos. Maravilhosa para usar junto com uma mascara que faz bastante volume. Aplicador incrível para remover imperfeições e manutenção das pontas durante o dia.*maravilhosa para usar alternando com outra mascara e para manutenção dos cílios durante o dia/noite.
nome: Opulash Optimum Black
marca: M.A.C.
SE FOR PRA TER SÓ UMA, ENTÃO É ESTA!Ela é bem parecida com a GROW LUSCIOUS da Revlon e da BadGal Lash  da Benefit. O tamanho da escovinha do aplicador é o mesmo, mas a tinta desta tem uma durabilidade da melhor e é fácil de remover (a tinta sai sem escorrer, já viu isso?). Levanta tudo de uma só vez com uma escovada, imagine duas! Faz volumão e um alongamento bem belo.*recomendo para o dia a dia de qualquer pessoa.
Principalmente para quem usa lentes de contato. Nunca me deu coceiras e outros incômodos relacionados a alergia. Durabilidade das melhores que já vi.
nome: Hypnose Doll Lashes
marca: Lancôme
É TUDO VERDADEEssa é para aquelas pessoas que gostam de usar mascara e ficar com cílios que parecem cílios postiços. olhos de boneca mesmo. É tudo verdade, o nome se aplica ao resultado. Melhor para aqueles que amam cílios postiços. durabilidade ótima.*precisa-se de removedor para área dos olhos.
nome: Mega Effects
marca: Avon

Achei uma dessas na bolsa de uma amiga e testei. Gostei do aplicador, mas precisei usar curvex antes e depois, alternadamente. Não indicaria para iniciantes ou leigos.*tinta boa, volume medio. Quem quiser testar essa, pode experimentar usar junto com alguma outra mascara. Combinar mascaras é sempre um bom caminho para alguma descoberta personalizada!
nome: Upside Down

marca: Sephora formula FREE de parabeno, sulfato e phthalate

Sse você tem dificuldade com os aplicadores das mascaras tradicionais, provavelmente não vai decifrar este daqui. Com alguma prática pode-se chegar a algum resultado e com bastante prática, está é apenas mais uma ferramenta que pode funcionar.

*eu não tive paciência, mas se você tiver e quiser me contar… fico no aguardo!

nome: DIORSHOW ICONIC
marca: Dior
Existe em 03 cores (azul, preta e marrom), a fluidez tnao boa, alonga bem e faz volume com camadas. durabilidade incrível para o dia a dia. O aplicador é a melhor coisa, não deixa grudar um pelo no outro, separa e levanta bem.*para o dia a dia, para quem usa lentes e para ser a única da sua vida também serve.
nome: XXL Lash Carbon
marca: Wet’n’Wild
Não sei se ainda vende, mas tive uma dessas que curvava bem, armava um volumão com algumas camadas e alongava um tanto. para remover, usar removedor de maquiagem para os olhos. Não recomendo para uso diário, tem um cheiro forte.
nome: alongadora
marca: Make B. de O Boticário
Adquiri uma dessas na pressa, querendo um efeito suave e natural, mas que curvasse muito, alongasse e desse volume sem pesar também. Quem tem cílios longos e finos, eu recomendo. O custo benefício é dos melhores e o tom marrom é bem escuro. Com várias camadas ela faz um cílio lindo sem pesar na luz do dia.*recomendo ter na bolsa para o dia a dia. Longa duração, facíl de remover.
R$54,99
nome: Extreme Resist 24hr
marca: Nivea
Tem preto, marrom. A prova d’água. Tem um aplicador muito bom para levantar os cílios e espaça-los sem deixar grudar. seca rápido e dura, como diz na embalagem 24h.*Bom para quem usa lente, vara noite e mora nos trópicos. Remover com demaquilante para área dos olhos, como deve ser com toda mascara a prova d’água.
 
nome: volume á prova d’água
marca: INTENSE da O Boticário
Se um dia sentir falta de uma mascara a prova d’água, saiba que esta é bem fácil de achar e é uma das mais baratas do mercado. Amei o fato da tinta ser muito fina. Ótima para quem tem cílios longos e só precisa de uma mascara para levantar os pelos. se quiser volume vai ter que dar várias camadas. Aplicador bom para espaçar os fios e não deixar grudar. Durabilidade ótima. Surpresa boa!*recomendo para quem tem cílios longos, para quem usa lentes de contato e para quem não quer gastar muito dinheiro.
R$24,99
nome: Lash Domination
marca: BareMinerals
HIDRATA, ALONGA, LEVANTA, ENCORPA e DURA.Enriquecida com minerais nutritivos e complexo da proteína da Quinoa. Mais uma da serie que hidrata. Com pincel espiral em 180º, ajuda a curvar/levantar e espalhar sua tinta por todos os fios. Com várias camadas se consegue um belo volume sem deixar grudar um fio no outro. Alonga também e tem uma otima duração.*não é a prova d’água, mas não borra!!!

 

Comente no facebook

comentários