Cama Montessoriana Para Bebês

UPDATE: a caminha do miguel estragou muito rápido, foi uma tragédia. ele continua dormindo em cama porque, realmente, é muito legal e ele se adaptou  muito bem, mas tivemos que comprar outra porque essa do post deformou completamente. 🙁

Já ouviu falar do método montessori? E da cama montessoriana? Bom, segundo a wikipedia, o método é caracterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Eu já li um tanto sobre o método como prática de ensino, mas é no nosso dia a dia que a gente tem implementado as idéias da educadora Maria Montessori.

Você pode ler mais aqui e aqui sobre como funciona um quarto montessoriano para bebês, mas eu vou contar da minha experiência: quando Miguel tinha uns 5 meses a gente ficou uma semana em BH e ele (que estava passando pela consultoria de sono e dormia suuuuper mal), começou a dormir melhor no colchonete, no chão. Lá não tínhamos berço então ele dormia num colchão de solteiro, mesmo.

Rapha e eu somos super atentos às preferências do Miguel, hehe, e voltamos pra casa pensando sobre isso. No dia seguinte desmontamos o berço e ele começou a dormir no colchão do berço, mas no chão, sem limitação de espaço. Foi excelente mas ele SEMPRE acordava no meio do quarto porque rolava muito, hehe. (o quarto dele tem EVA no chão, então ele não se machucava mas acordava). Aí começamos a pesquisar e descobrimos que existia a cama montessoriana, que é uma caminha super confortável, com laterais de espuma, de onde ele conseguiria sair sozinho sempre que quisesse, mas que limitaria um pouco o movimento para que ele não rolasse pra fora da cama enquanto dormia. Compramos a da marca Kid Moi e a-ma-mos. Ele está nessa caminha há quase 7 meses (Miguel tem quase 13 meses) e adora. Ele entra e sai sozinho, adora ficar brincando na cama durante o dia, dorme todas as sonecas por lá e, obviamente, o sono da noite. Direito eu deito na caminha também pra tirar a soneca da tarde junto com ele, adoro, e isso só rola porque a lateral é de espuma. Se fosse de madeira, por exemplo, eu não caberia, né?

cama montessoriana 2cama montessoriana do Miguel, cheia de almofadas, que é como ela fica de dia

A pergunta de sempre é: Mas e quando ele acorda? Ele fica sozinho pelo quarto? Fica. E isso é que é o mais legal: ele pode acordar e pegar um brinquedo, escolher um livrinho… o quarto é todo adaptado para que não haja perigo e para que tudo que está na altura seja dele, para ele, sem restrição. Super legal, né? A gente deixa a porta do quarto dele fechada porque, obviamente, a casa inteira não é a prova de bebês. Aí quando ele acorda e quer sair ele bate na porta e a gente abre pra ele (♥♥♥).

Eu recomendo demais, acho o máximo ter um filho de um ano que não acorda chorando e nem preso dentro do berço. Looooonge de mim ser contra berço, não é porque eu gosto da cama que eu condeno o berço. Sempre digo que cada um sabe onde o calo aperta, mas eu, pessoalmente, nunca mais usarei berço, meu próximo filho já vai nascer dormindo em caminha.

UPDATE: a caminha do miguel estragou muito rápido, foi uma tragédia. ele continua dormindo em cama porque, realmente, é muito legal e ele se adaptou  muito bem, mas tivemos que comprar outra porque essa do post deformou completamente. 🙁

Comente no facebook

comentários