Por Que Eu Odeio PU? Ou O Que É PU?

Ontem eu falei sobre PU no snapchat (segue lá faragethais) e rolou uma avalanche de mensagem, inbox, email querendo falar mais sobre isso. Vamos lá! PU significa poliuretano e é um material usado para fazer couro falso/sintético. A grosso modo é isso, para quem quiser saber mais sobre o material eu recomendo a wikipédia, eu não sei nada técnico sobre o material, meu conhecimento é 100% empírico, haha.

O fato é que já faz um tempo que eu me proibi de comprar peças feitas de PU, eu ainda uso as que eu tenho, claro, mas não compro mais nada feito com isso. O grande problema (pra mim, porque pra natureza deve ter outros milhares) é que o PU se desintegra, da noite pro dia, com muito pouco tempo de uso. É um horror. Eu já passei vexame porque minha calça começou a se decompor no meio da rua, no bumbum. Só não fiquei pelada porque a calça tinha forro e minha blusa era comprida. Mas não dá, né? Não precisamos passar por isso!

Uma coisa importante de falar: couro ecológico não é feito de PU. Claaaro que as pessoas mentem, né? As pessoas falam o que quiserem então a gente precisa olhar na etiqueta! Mas o couro ecológico é feito de pele animal, ele recebe esse nome por causa do curtimento que é feito de maneira diferente [fonte: pensamento verde].

Então é isso, tô com ódio de PU, dura muito pouco, é inacreditável! Ele rasga com facilidade, se desintegra, não é bom pra natureza… a única vantagem é que ele é barato, por isso usam tanto. Maaas, é bom ficar ligada, tem muita jaqueta cara ~de couro~ que é feita de PU. De novo, olhem na etiqueta! Toque as vezes engana!

E aguardo dicas de onde comprar peças legais, de couro de verdade e de couro ecológico. Aaaamo couro e preciso saber (e to pesquisando também, depois divido uma listinha com vocês!).

UPDATE: vou colocar aqui marcas que vcs estão indicando e outras que eu estou lembrando. Não vou ter tempo de checar tudo que forem comentando, então olhem vocês também se é couro mesmo ou se é truque. 🙂

  • ID Bags – eu conheço e é couro de verdade!
  • ADô Atelier – também é acessórios de couro.
  • Maria Flor – dica de vocês

 

Comente no facebook

comentários