3 Dicas Pra Se Entender Com Seu Cabelo

Tô aqui, há 30 anos tentando entender meu cabelo e agora resolvi que além disso vou dar conselho, hahaha. Acho que se entender com os próprios fios é quase uma militância, um ato político, gente! É muito difícil para todas as 99% das mulheres que não nasceram com o cabelo liso, volume ideal e no frizz. O mercado, durante muito tempo, insistiu que só existiam cabelos lisos e aí, óbvio, os produtos não eram nada democráticos.Depois aceitaram os cabelos cacheados à la Ana Paula Arósio – quem lembra? Hahaha.

Mas hoje muita coisa mudou, tem produto pra zilhões de texturas, volumes, peso, cor e comprimentos. Mas… como usar?  Porque é muito produto pra pouco conhecimento, a gente ainda é muito destreinada pra entender nosso próprio picumã. Aliás, vivo dizendo pros cabeleireiros que eles deviam dar curso de auto cabelo, tipo tem de auto maquiagem MAS NINGUÉM ME OUVE! Quem fizer primeiro fica milionário, aposto!

Mas, vou dividir com vocês o meu conhecimento empírico… lá vamos à primeira dica:

Tenha calma e teste um produto de muitos jeitos! Vou dar um exemplo: beach spray.

Alguns tutoriais vão dizer para usar no cabelo úmido, outros no cabelo molhado e ainda outros no cabelo seco. Antes do babyliss, depois, antes de fazer uma escova modelada ou logo depois de sair do banho, junto com outros cremes, sozinho, com shampoo seco, sem condicionador, com leave-in, com ou sem mousse… a combinação é infinita! Então minha dica é: comprou o produto? Teste de todos os jeitos possíveis e imaginários antes de desistir dele. Teste de jeitos que ninguém nunca nem falou, segue um pouco a sua intuição capilar (todas temos, só desenvolver, haha).

Pra mim, por exemplo, fica incrível quando passo no cabelo úmido, seco com difusor e durmo. No dia seguindo o cabelo fica bagunçado na (minha) medida. E não, ninguém nunca me ensinou que ‘dormir’ podia ajudar… aliás, mentira, uma amiga (oi Mel!) usa essa técnica da cama e eu resolvi testar, haha.

O mesmo vale pra equipamentos, tipo babyliss, chapinha, escovas, difusor, miracurl ou seja lá mais o quê! Tem que fazer um zilhão de tentativas até desistir. Eu queimei muuito a testa antes de aprender a fazer a tal das ondas no babyliss (e ainda não sou ótima!), também suei a camisa até me acertar com a chapinha na minha franja e ainda preciso melhorar muito na escova modelada e na técnica de deixar o cabelo ondulado só fazendo um coque – acho até que é mentira, porque nunca cheguei nem perto de conseguir!!! Mas sigo firme! Hahaha.

dicas para cuidar dos cabelos 1

Segunda dica:

Olhos atentos!

Tá, combinamos que você vai ter paciência e vai testar tudo com calma, mais de mil vezes, certo? Agora, tem que analisar os resultados, se der, faz umas fotinhos com iphone, mesmo. Nossa memória é muito traidora, precisa registrar melhor. E aí avaliar o que ficou bom, o que deu errado, o que pode melhorar, o que te incomoda e aí é pensar em jeitos (os mais loucos também valem!) pra resolver o ‘problema’.

Outra observação necessária são com as mudanças ao longo dos tempos. Eu seeeeeempre lavei cabelo todo dia de manhã, religiosamente, morria mas não saia sem lavar. Recentemente percebi que meu cabelo não era mais tão oleoso e rolava lavar no dia anterior pra conseguir finalizar de manhã, com ele já ‘dormido’. Pra mim foi ótimo: se vou usar ele liso ele fica ainda mais chapado de manhã, só passo um shampoo seco na raiz pra ganhar volume e tá ótimo. Se vou usar ondulado, melhor ainda. Deixo secar à deus dará e, de manhã, só arrumo o que tiver fora do lugar: normalmente a raiz (daí uso a técnica de fazer um coque baixo e secar a raiz. Ela já vai estar seca mas vai assentar melhor depois do ar quente.) e a frente do cabelo (ou faço uma escova modelada ou mando logo ver no babyliss que já faço rapidérrimo).

dicas para cuidar dos cabelos 3

Terceira dica:

A frente do cabelo é o mais importante, se dedique ao contorno do rosto! É por isso que amo usar franja: com ela perfeitinha dá até pra usar um coque podrinho… e fica bem digno, viu?!

Portanto, se você vai fazer babyliss, por exemplo, dá pra fazer o cabelo inteiro meio mais ou menos e caprichar nas mechas que contornam o rosto. Ou ainda (fazer como eu faço): secar o cabelo todo com difusor e só babylisar (viva a invenção de palavras!) as partes que precisam, as mechas que estão menos definidas e a frente do cabelo. Acho até muito bom. Eu, pessoalmente, não gosto desse babyliss marcado assim, acho cafoninha, mas o que importa é usar o que gosta, néam?!

dicas para cuidar dos cabelos 2

Boa sorte, gente! Não desista do seu cabelitcho, tenta mais e mais, uma hora dá certo e aí vira amor eterno e verdadeiro! Prometo! <3

3 comentários em “3 Dicas Pra Se Entender Com Seu Cabelo”

  1. May Fernandes

    amei as dicas, especialmente a do beach spray. quando passo e vou pra rua meu cabelo fica DURO e cheio de frizz.. a idéia de ‘dormir’ o cabelo deve funcionar, vou testar!
    nunca seco o cabelo, sou bem ‘loteria’ com ele. tem dias em que seca naturalmente e fica lindo, sem frizz… mas normalmente o frizz impera! cabelo cacheado é fogo…
    dicas de produtos pra diminuir o frizz?

    beijo thais!

  2. Melissa Prado

    Tem muito a ver com se conhecer e se aceitar, né? Passei anos brigando com o meu cabelo (alô, anos 2000 e sua ditadura do cabelo liso) e só quando parei e resolvi aceita-lo é que ele “magicamente” ficou legal.

    E sabe uma ironia da vida? Agora que estou com cabelo chanel, depois de anos de cabelo joãozinho, dormir com cabelo úmido não dá mais certo. Agora sou eu que só saio se lavar o cabelo e secar com secador. Um brinde às eternas investigações cabelísticas!

  3. Thaís Marques

    Já tentei um zilhão de vezes esse tal ai da trança e chapinha e nunca rola! Já o coque… Fico por uns minutinhos e meu cabelo fica todo ondulado, Amem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

assine a newsletter farage.inc ❤

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

thais farage

CNPJ: 14 552 312/0001-12 | Farage Inc
2021 © Todos os direitos reservados.