BOAS DOSES DE CINEMA PARA MELHORAR OS DIAS

No mês de abril, festivais e mostras oferecem excelentes programações online e de graça

Qualquer um que se interesse minimamente pelo mercado cinematográfico sabe que não é mole colocar um festival de pé. E que fazer festival não se trata apenas de exibir filmes. Todo evento de audiovisual pressupõe um ambiente de encontro, troca e reflexão. É a essência da coisa.

Com essa interminável tragédia sanitária no Brasil, os organizadores das mostras tiveram que se reestruturar, muitas vezes do zero, para honrar o compromisso com o público, promover o debate de ideias e abrir – enquanto muitos seguem trancafiados – caminhos para novos universos através da arte.  

Em uma fase tão difícil quanto a que vivemos no país e com a forma absolutamente desinteressada com que o governo olha para a cultura, prestigiar os festivais de cinema online (e que ainda por cima são em sua maioria gratuitos) é uma forma de acreditar no futuro e de lutar por ele.

Me sinto super honrada por ter sido convidada pela Thais para dar dicas aqui na Farage Inc sobre títulos que vocês podem assistir em alguns festivais que estão rolando AGORA. Oportunidades imensas de oxigenar o pensamento e juntar forças para seguir.

Lembrando que é fundamental ficar de olho nas atividades paralelas e complementares como lives, palestras, oficinas, etc. Um jeitinho de sentir o clima de antigamente (riso de nervoso).

Seguem as dicas:

É Tudo Verdade – Até dia 18 de abril
Informações: www.etudoverdade.com.br
mlk fbi, festivais de cinema
MLK/FBI
historia de um olhar, cartaz, festivais de cinema
História de Um Olhar
a última floresta, cartaz, festivais de cinema
A Última Floresta
  • MLK/FBI, de Sam Pollard – EUA – Primeiro filme a revelar a extensão da vigilância e da intimidação do FBI a Martin Luther King.
  • História de Um Olhar, de Mariana Otero – França – Reconta a vida do fotojornalista francês Gilles Caron, através das imagens produzidas por ele.
  • O Monopólio da Violência, de David Dufresne – França – Indicado ao César, prêmio mais importante do cinema francês, aborda o aumento do ódio e da desigualdade debatendo assuntos como o uso da força pelo Estado.
  • Leonie – atriz e espiã, de Annette Apon – Holanda – Conta a história de Leonie Brandt, que sonhava em ser atriz e acabou se tornando espiã do serviço holandês de inteligência na Alemanha nazista.
  • Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi – Brasil – Na intimidade do Palácio da Alvorada, mostra o cotidiano da presidenta Dilma Rousseff durante o processo de impeachment. 
  • A Última Floresta, de Luiz Bolognesi – Brasil – Exibido no Festival de Berlim, acompanha uma tribo ianomâmi isolada na Amazônia.

Atenção aos títulos “9 Dias em Raqqua”, “Mil Cortes”, “Máquina do Desejo”, “Eu e o Líder da Seita” e “O Dissidente”. Todos já tiveram suas exibições, mas podem participar de alguma repescagem (será?). Devem em breve ficar disponíveis em algum streaming e valem muito a pena.

2º Festival Mulheres+ do Audiovisual – Até dia 18 de abril
Informações: Inff.online

Aqui escolhi trabalhos recentes, de realizadoras brasileiras, com estilos bem diferentes entre si e que ainda estão com sessões disponíveis. É possível acessar a plataforma no Brasil e nos EUA.

torre das donzelas cartaz festivais de cinema
Torre das Donzelas
o samba é primo do jazz festivais de cinema
O Samba é Primo do Jazz
chico rei entre nós
Chico Rei Entre Nós
  • Torre das Donzelas, de Susanna Lira
  • Três Verões, de Sandra Kogut
  • A Sombra do Pai, de Gabriela Amaral Almeida
  • O Samba É Primo do Jazz, de Angela Zoé
  • Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado

Também recomendo conferir as programações do Fantaspoa, dedicado ao gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) e do Assim Vivemos, festival internacional de filmes sobre deficiência, que acontece até quarta-feira, dia 14 de abril. Espero que gostem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

assine a newsletter farage.inc ❤

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

thais farage

CNPJ: 14 552 312/0001-12 | Farage Inc
2021 © Todos os direitos reservados.