Carnaval no Rio de Janeiro Para Iniciantes – Parte 1

Pensei em fazer um longo post com as coisas que eu acho legal de fazer durante o carnaval no rio, mas acabou ficando gigante e aí resolvi dividir em 2 partes! Essa semana ainda entram as “Dicas de fantasias + Bloquinhos que eu mais amo”!

Parte 1 – Como ser uma foliona feliz e bem sucedida.

Eu não sou super foliona (o dicionário me disse que o feminino de folião é foliona! #chocada), um exemplo de carnavalesca. Mas os carnavais mais legais da minha vida eu passei no Rio. Resolvi, então, fazer um post com as coisas que acho legal fazer durante o carnaval. Eu nunca desfilei na avenida e nunca assisti ao desfile, imagino que seja incrível, mas sei lá porque nunca fui. Ou seja: minhas dicas são mais sobre o carnaval de rua, os bloquinhos e como sobreviver feliz durante o período. haha

Entenda as peculiaridades do carnaval carioca:

No carnaval de rua do Rio de Janeiro as pessoas acordam cedo. A maioria (e os mais legais) bloquinhos começam as 8h/9h no máximo. Essa parte eu acho mega sofrida, acordar cedo já na disposição pra ficar na multidão, beber, maquiar, fantasiar…. Mas é preciso estar preparado espiritualmente para isso, se não você vai dormir todo dia até tarde, chegar no fim do bloco, com os amigos já todos bêbados e perder o melhor da festa. Além disso, o dia rende. De um bloco você vai pra outro e do outro pra outro e termina o dia dando um merguho na mar (ai que delíííícia!) ou desmaiado na casa de alguém. É uma maratona e é bom estar preparado pra não queimar a largada.

Sei que é óbvio mas, por favor, lembre-se das condições climáticas e das condições dos bloquinhos. Em fevereiro no Rio de Janeiro (e no Brasil!) faz um calor do cão e, com frequência chove. As vezes faz calor mega o dia todo e tem uma pancada de chuva no fim do dia, as vezes chove o dia inteiro. Esteja preparado para tomar muita chuva ou sentir muito calor. Muito filtro solar é necessário, eu passava filtro 60, no corpo todo, antes mesmo de colocar a fantasia e, mesmo assim, ficava com marquinhas de sol. Além disso, os blocos estão muuuito lotados, ano passado eu fui um pouquinho (porque estava super filmando!) e fiquei chocada com a multidão.

Maquiagem: a prova d’agua, por favor, ou você vai de “princesa linda” a “urso panda” em 10 segundos – vi muito acontecer, seja na chuva ou seja no suor. Eu começava a semana (sim, o carnaval dura uma semana) imitando algum tutorial da musa Petit e já no terceiro dia só caprichava num delineador e me enchia de glitter. Eu amo purpurina, brilho, sombras coloridas, eu podia andar todo santo dia vestida de carnaval, portanto, e essa é a parte mais divertida pra mim. Mas não exagere em base, pó compacto e corretivo; deixe a pele mais livre pra não correr o risco de escorrer tudo.

Fantasias: quando eu não filmava durante o carnaval (raro!)  eu ia fantasiada todo dia, mas “obrigatório” mesmo é só no “Cordão do Boitatá”. Os outros dias podem ser só uma improvisação, incrementar a maquiagem, usar um acessório e saia de tule é quase um uniforme entre as meninas mas eu amo. hahahaha nem ligo se todo mundo usa, tenho uma de cada jeito, de cada cor, no próximo post eu coloco fotos!

Na minha lista de fantasias nunca esteve incluindo calça/blusa comprida, sobreposições, salto alto e asas. Acho surreal quem vai pra um bloco lotado, apertado, calor e com uma asa de anjo/fada batendo na cara dos outros Não funciona, gente, é muito deselegante. hahahaha. Também não fico inventando fantasia que vai custar muitos reais porque é uma bobagem, dura um dia e acabou.

Sobrevivendo

Não importa onde você vá, não vá de carro! Vão ter mil bloquinhos no caminho, você vai ficar empacado e vai dar vontade de matar as pessoas! Tente ir de metrô ou de taxi (no pior dos mundos você desce no meio do caminho e anda).

Proibido sair de casa sem comer, passar fome, desmaiar na rua, dar vexame porque tomou uma caipirinha de estômago vazio. Eu evitava um pouco comer na rua, mas quando se é turista é quase impossível. Nos bloquinhos pelo centro da cidade eu gosto de comer no Nova Capela. Mais a caminho da zona sul (Flamengo/Botafogo/Catete) eu gosto do Lamas, Devassa, Pizzaria do Supermercado Zona Sul (que salva muito! melhor pizza pelo melhor preço do mundo! <3). Na Gávea/Leblon eu gosto do Braseiro (quem não ama?), Delírio Tropical e Gula Gula (aaaaamo sem fim!).

A praia fica lotada. Se você pretende descansar é melhor ir pra praias mais afastadas: Prainha, Praia da macumba, Grumari…. não sou expert em praia, não vou ficar dando dica mentirosa. hehe.

Meninas, bolsas pequenas, micras, de preferência transpassada no corpo, acho mais fácil de cuidar. É o Rio de Janeiro, né? É festa é alegria, mas não vá você ficar sambando com o iphone na mão porque você vai ficar sem. Leve dinheiro trocado, documento, um cartão simples e só; eu não sei sair sem bolsa, mas há quem prefira colocar dinheiro+documento no bolso da fantasia (acho 100% de chance de perder, mas cada um com seu cada um).

Acho que com essas dicas já dá pra ser feliz.  Se eu for lembrando de mais coisas vou acrescentando. Até domingo entra o post com as fantasias e os bloquinhos, vou dar dica também de marcas cariocas que estão com coleções maravilhooooooosas para o carnaval!

Mais dicas? Deixe nos comentários!!

Beijinhos!

0 comentário em “Carnaval no Rio de Janeiro Para Iniciantes – Parte 1”

  1. FERNANDA LAIGNIER

    * Amiga, minha única observação : faltaram fotos dos seu looks carnavalescos do passado !!!

    QUERO MINHA MUSA FANTASIADA !!!

    BEIJOS !

  2. Thais amei o post, realmente vc é uma mineirinha muito carioca hehe!! ah se eu fosse jovem!!! já estava lá. bj

  3. Prainha, Praia da Macumba e Grumari (que são do lado da minha casinha) também ficam beeem lotadas, tem que chegar 7h para conseguir um cantinho e vaga pro carro.

  4. Uma ótica dica também é ir na sexta-feira pro Galeão e pegar um voo pra bem longe. Fiz isso ano passado e A-M-E-I.

    1. Thais Farage

      hahahahahaha todo carnaval tem seu fim, já esgotamos (mas vejo nossas fotos e me dá um aperto no peito – éramos jovens, éramos vizinhos, éramos bff da academia. chuif!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

assine a newsletter farage.inc ❤

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

thais farage

CNPJ: 14 552 312/0001-12 | Farage Inc
2021 © Todos os direitos reservados.