Dica do Dia: Como Educar o Seu Gato

Taí uma pesquisa que sempre fiz no google ‘como educar seu gato‘ hahahaha. Educar um cachorro é relativamente fácil e você pode até contratar alguém que já ensina o bicho a fazer tudo. Mas, ah, com gato não é bem assim… Eu não conheço ninguém que tenha adestrado um felino (se alguém souber me mostra!!!) e, infelizmente, eu te digo: vai dar trabalho educar o seu gatinho com cara de fofo.

como educar seu gato 1Mingau das maquiagens, Mingau da estante, Mingau dos filmes e Mingau leitor. Bagunceeeeeiro!

Minha primeira dica é: se possível, comece com ele pequenininho. Eu deixei o Mingau ficar muito folgado e mimado até resolver que ele tava sem limite total. Claro, foi mais difícil ensinar as coisas simples depois de velho. Até hoje eu ainda tenho algumas questões e luto pra tentar resolver.

Minhas dicas:

• Borrifador de água é seu amigo! Não adianta (muito..) ficar berrando com o gato. Ele fica mais puto e começa a fazer arte só pra te irritar. O que funciona MESMO é borrifar água na carinha dele quando ele estiver no meio da bagunça – tipo: arranhando o sofá, subindo na pia, mordendo (sim, o Mingau morde!). Mas tem que ser na hora. Eles odeeeeiam e daí a pouco vão deixando de fazer pra não ganhar a borrifada. Mas, sim, precisa andar com o borrifador pendurado em você pra não perder nenhum ato, hahaha.

• Barulhos e sensações ruins. Se você não fica em casa tempo suficiente pra educar o seu gato a dica é deixar armadilhas, hahahaha. Coloque fita dupla face na área do sofá onde ele arranha, isso ajuda porque eles odeiam a sensação de colar a pata na fita. E, com o tempo, ele vai desistindo de arranhar. Mas fique atento a duas coisas: troque a fita todo dia! Ao ficar velha ela vai perdendo a cola (e a eficiência com os gatos) e vai também melando o seu sofá, coisa que ninguém quer. E, claro, compre um arranhador pro seu neném, coitado, ele não pode ficar sem um cantinho para afiar as unhas…

• Corte as unhas! Gato com unha cortada já arranha mil vezes menos – tanto você quanto o sofá. Se você tiver medo/aflição leva num pet shop que eles cortam e custa bem baratinho.

• Mais uma dica pra quem não fica em casa tempo o dia todo: papel celofane em cima da pia, bancadas e lugares onde ele não pode subir. Eles também odeio o barulho do papel e acabam desistindo de subir.

• Daí você comprou brinquedinhos, casinha, arranhador e ele não usa nada? Eu tenho a solução, hahaha! Existe um negócio que chama Feliway. É um hormônio que o gato já produz naturalmente quando está feliz e gostosinho. Ele fizeram um spray pra você jogar nas coisas do seu filho felino que ele vai, sim, se apegar. O Feliway também tem uma versão de colocar na tomada e que vai liberando o hormônio aos pouquinhos… esse é bom pra quando você vai receber visita, por exemplo, e o gato fica estressado/com medo/agressivo. Também é bom pra apresentar ao gato um novo morador – pretendo usar quando o Miguel chegar em casa, só por garantia, hahaha.

• Existe também uma erva para gato que deixa ele mega doidão, hahahaha. Também serve pra jogar nos briquedinhos dele, mas ele fica muito vidaloka pro meu gosto… eu não curto.

• O arranhador precisar ser alto, pra ele se esticar, ficar em pé, se não realmente não vai adiantar!

• A casinha é melhor que seja fechadinha, meio caverna, é assim que eles curtem. Tô paquerando essa cat cave.

Acho que isso é tudo que eu sei, hahaha. Quem tiver mais dicas deixa nos comentários porfa?!

As vitórias aqui de casa: Mingau entrava no armário e enchia as roupas de pêlo, consegui cortar esse hábito com o borrifador de água o/. Ele passou a morder menos com a ajuda do borrifador também e ele agora dorme na área de serviço (morro de dó!!!!!) porque ele tava causando a noite, mas, durante 7 anos, ele dormia abraçado comigo!  Outra super vitória é que ele parou de arranhar o sofá ♡♡♡♡♡♡♡. Tenho até medo de falar e ele voltar ao péssimo hábito, hahaha. O que eu fiz foi: troquei o sofá, hahaha, e comprei um arranhador pra ele. Magicamente ele se apegou e deixou em paz os móveis! Aleluia.

como educar seu gato 2Dentro da pia (super proibido por aqui!!!), tomando solzinho, cochilando no sofá e dormindo abraçado comigo <3
como educar seu gato 3Tipo gente: cabeça no travesseiro, corpinho no edredon. Quem aguenta?!?!?!

8 comentários em “Dica do Dia: Como Educar o Seu Gato”

  1. Eu não sou uma boa educadora de gatos… Acho fofas as gracinhas da Mafalda, aí ela se folga na minha. Meu marido é que acaba educando. Agora, o que me deixa louca é ela entrar no meu armários e encher minha roupa de pelos… Não vivo sem aqueles rolinhos de adesivo.
    Mas, ainda assim, um gato sempre vale a pena. São animais sensacionais, quem não percebe isso tem problema!
    Beijos para você+Miguel+Mingau

    1. Thais Farage

      meninas, tem um negócio maravilhoso chamado furminator – é uma escovinha que acaba com o drama dos pelos caindo pela casa… procura no google! <3

  2. aline franco

    oi thais! tô mega viciada nos seus posts e insta: moda+gato+dicas+cabelo+beleza+looks de gravidinha – fashion!, tudo que eu adoro! parabéns ♥
    olhando aqui o post do mingau, lembrei de uma coisa: o que seu médico fala sobre grávida+gatos? alguns médicos são contra ao ponto de orientarem a dar o bichinho embora (omg!) por causa daquela doença (minha prima é vet e me explicou que gatos caseiros não tem, é só um exagero de quem não entende) outros dizem que é preciso apenas tomar mais cuidado nesse período (mas quem resiste um rom rom e uma dormidinha no edredon? rsrs)
    bejón e sucesso 🙂

    1. Thais Farage

      Ei Aline,

      Ai que delícia de comentário! Que bom que vc tá viciada nos posts, fico mega feliz! ♥♥♥

      Sobre gato é assim: o perigo é pegar toxoplasmose, mas a doença só é transmitida pelas fezes do bicho, não é pelo pelo, pela saliva, nem pelo toque… então eu nào limpo mais a caixinha de areia do Mingau, meu marido assumiu a função.

      Mas, de qq forma, o Mingau fez exame de sangue e não tem a doença. E ele também nào sai de casa – o que diminui muito a chance de ele ser contaminado! :))

      Obrigada pela preocupação! Beijinhos!

  3. Eu uso mto “pssshhhhht”, na hora eles já sabem que tão fazendo bobagem e param, saem correndo! hahaha
    Adotei uma família e desde bebezinhos acostumei eles com esse som, funciona bem! É só fazer que desistem de subir na pia, na mesa…

    1. Thais Farage

      eu grito com o mingau também, tipo isso. mas eu acho que só funciona na hora… acho que não ‘treina’ para quando você não está olhando, sabe?! hahahhaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

assine a newsletter farage.inc ❤

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

thais farage

CNPJ: 14 552 312/0001-12 | Farage Inc
2021 © Todos os direitos reservados.