Direção de Arte – Filme ‘Alemão’

Eu contei já aqui que ia fazer um post sobre a direção de arte do filme Alemão, né? Mais do que isso, eu queria que fosse um post explicação sobre o que é a direção de arte, o que a equipe faz em cinema/publicidade/tv e como o Denis Netto é o melhor diretor de arte do Brasil, hahaha.

Entre um trabalho e outro ele conseguiu um tempinho e me mandou um giga email explicando as referências e mostrando o antes/depois das locações do filme (acho muito impressionante essa parte, hehe!).

Pra começar, o diretor de arte pensa junto com o fotógrafo a cor, textura e acabamentos do filme. São eles que propõem para o diretor qual vai ser a cara (esteticamente falando) de cada cena, cada ambiente. A direção de arte é fundamental pra contar a história. É ela que te faz acreditar, por exemplo, que determinado personagem realmente mora naquela casa, que o outro realmente dirige tal carro, é dona de tal pizzaria. Enfim, a arte é quase que o ‘figurino do filme todo’. 🙂 Ou seja: a arte propõe tudo isso e executa. No Brasil rola uma imensa dificuldade de cumprir as referências propostas… e por isso que acho o Denis tão ótimo, ele realmente consegue entregar o que prometeu, mesmo que seja um filme de baixo orçamento.

Aqui o Denis conta aqui das referências que ele e fotografia usaram: “Alexandre [fotógrafo] trouxe uma referência do Miguel Rio Branco que eu achei que tinha tudo a ver com o que a gente já estava pensando de cor e textura pra o filme. Depois muita coisa veio de um livro de fotografias do Iatã Canabrava, que tinha imagens muito marcantes de personagens com cores e texturas. Eu mesmo fotografei muitas coisas no próprio Alemão e no morro da Babilônia e assim chegamos em um desenho de arte pra o filme que vinha da mistura de cores e materiais, como pedra, cimento, tijolo e cal. Uma falta de estilo arquitetônico onde se criou um caos e por consequência criou-se uma estética própria. Entrar nesse universo foi fundamental pra trazermos credibilidade ao mundo que estávamos construindo ali. A favela se transforma e se mistura o tempo todo. Barracos dentro de becos, dentro de ruelas, dentro de ouros becos. Um porão dentro de uma pizzaria, como um lugar que não parece ser o que é. Transformado e reconstruido. Foi meio por aí.”

referências direção de arte alemão 1 referências direção de arte alemão 2 referências direção de arte alemão 3 referências direção de arte alemão 4

“Tinhamos duas locações principais onde a maior parte do filme se passava. A Pizzaria e o porão. No filme esses dois sets seriam no mesmo lugar, mas filmamos em locais separados. A Pizzaria na verdade era um botequim que ficava em um beco. Trabalhamos pra trazer uma identidade pra esse lugar, com uma cor azul ‘cal’, pinturas de letrista nas paredes e portas e uma certa arrumação, mostrando o zelo e o apego que o personagem do Otávio tinha pelo lugar. Trabalhamos muito lá e mudamos bastante o ‘botequim’.

O porão foi um cenário construido aproveitando a estrutura que já existia em uma outra locacão: Uma sala detonada, com uma textura de azulejos e uma certa quinquilharia. Mais uma vez trouxemos a mistura de materiais e fizemos uma interferência com paredes de cimento, portas lacradas com madeira, vigas no teto baixo pra parecer um porão e mais quinquilharias. Foi onde passamos a maior parte do período de filmagem e aquele lugar deveria ajudar a situar os personagens em um universo totalmente desconfortavel e desamparado, fora de qualquer domínio que eles pudessem ter. Construimos também uma escada falsa com a cor e a luz do set da pizzaria pra fazer a integração  entre esses dois cenários.”.

Agora vem a parte que mais me impressiona (e sempre impressionou) de trabalhar como Denis. Ele faz o desenho de um cenário e consegue reproduzir na vida real exatamente o que ele pensou. Taí uma coisa muuuuito difícil, muito, demais, que ninguém consegue fazer, hahaha.

Cenário Pizzaria Antes – Desenhos do Denis – Cenário pronto. Sim, as duas fotos do meio são desenhos feitos no computador, obviamente, mas desenhos. O resultado final fica tão idêntico que não parece desenho/planejamento, parece foto final.

direção de arte alemão antes e depois 1direção de arte alemão antes e depois 2

Fotos da Locação do cenário Porão

direção de arte alemão antes e depois 3

Desenho de cenário + Foto do cenário Final

direção de arte alemão antes e depois 4

Ufa, post giga, hehe. Mas amei que rolou! E aí, não é de babar a direção de arte do Alemão?! 🙂

2 comentários em “Direção de Arte – Filme ‘Alemão’”

  1. Marina Martensen

    Ola Thais, parabéns pelo post e muito, mas muito obrigada por esta informação, para quem lê, ou é dessa área até parece que é algo comum, mas não é, eu sou fotografa, começando nesta profissão e estou encantada por direção de arte e fotógrafia e já faz algum tempo que venho querendo entender com isso funciona, qual o papel de cada um e a ligação entre os mesmos, e vc falou de uma maneira simples e direta, valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.