Fashion In Art

Lembra que eu contei que tinha desistido do curso de moda da FIT para fazer um do MET?! Pois bem, desde então todo mundo me pergunta como foi o curso, sinto que rola um interesse e uma grande interrogação sobre o assunto, hehe. Aliás, muito compreensível essa confusão porque realmente é um curso super diferente do que tem rolado hoje em dia, é mais abstrato e menos direcionado… acho que a grande intenção é fazer pensar mais, apurar o olhar.

Daí pensei em fazer um post hoje dando um exemplo de um dos quadros que a gente estudou na aula (oin! <3).

• Portrait of Madame X – John Singer Sargent 1883/1884

Madame_X_(Madame_Pierre_Gautreau),_John_Singer_Sargent,_1884_(unfree_frame_crop)Só clicar que a imagem fica enorme!

Uma breve história do quadro: Madame Pierre Gautreau era uma gata phyna e ryca de Louisiana, casada com um banqueiro e que torrava uma grana em roupas. Considerada linda, foi convidada pelo, então, jovem pintor John Singer Sargent para posar para ele. Ela, claro, aceitou. Porém, o quadro virou um pesadelo, um escândalo. Ele foi apresentado pela primeira vez (e única) em um salão de arte e virou um mega bafafá! Nunca foi vendido, ficou anos escondido, até ir direto para o acervo do MET. Além disso, atrapalhou muito o posterior sucesso na carreira do pintor e acabou com a reputação da ‘Madame Pierre Gautreau’ ou, como foi chamada no quadro, Madame X.

Agora, buscando um pouco na história da moda: O vestido mostra o super luxo com que Madame X se vestia. O top é feito de veludo com alças de diamante, a saia é de seda e é possível perceber que a mulher está sem sutiã, né?! Um mega bapho para a época. Além disso, o vestido tem um decote mega provocante, é preto e ela (hoje seria musa nos looks do dia, haha) ainda deu uma levantadinha sexy na saia. É muito possível que o fracasso do quadro esteja diretamente ligado ao figurino escolhido. As mulheres certamente morreram de ódio + inveja e os homens ficaram sem saber direito #comolidar. Um clássico dos gêneros até hoje, hahaha. Uma outra curiosidade é a brancura da Madame Pierre Gautreau, reza a lenda que as mulheres tomavam um pouquinho de arsênico para parecerem mais branquinhas – o que era considerado bem lindo naqueles tempos.

O quadro é realmente um clássico e continua sexy e provocante até hoje. Prova disso é a imagem continua sendo recriada e homenageada até hoje. Nicole Kidman, que vestiu Oscar de la Renta, na edição de junho de 1999 da Vogue América. Gaaaaata, hein?!

tumblr_lhdezbWZ451qzoaqio1_1280 Steve Meisel, Vogue Junho, 1999

E, vestindo Ralph Lauren, Julianne Moore reviveu Madame X na edição de maio de 2008 da Harpers Bazaar América.

tumblr_ma3rwpGPZM1r56kfgo1_1280Peter Lindbergh, Haper’s Bazaar Maio, 2008

E eram assim as minhas aulas, gente, todo dia uns 10 quadros. In-crí-vel. Valeu cada minuto investido e eu queria fazer esse curso pra sempre! Curtiram?! 😉

3 comentários em “Fashion In Art”

  1. Clarice Nicioli

    Aiiiiiii, a-mei!!!!!!

    Muito mesmo! Meu sonho é fazer um curso misturando pintura/história da arte com fotografia! Vou pesquisar lá no MET!

    Ficou ótimo o post querida, a sua cara! beijos! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

assine a newsletter farage.inc ❤

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

thais farage

CNPJ: 14 552 312/0001-12 | Farage Inc
2021 © Todos os direitos reservados.