5 Dicas de Como Se Vestir Em Festa de Casamento

Toda vez que peço pra vocês dizerem o que mais querem ver aqui seeeempre rola a clássica “como me vestir para casamento de dia?” ou “onde comprar roupa para festa de casamento“, sinto que casamento é a dúvida eterna, o drama maior, ainda que seja um evento menos frequente – afinal, ninguém vai a casamento todos os finais de semana, né?

Vou dar então 5 dicas gerais pra montar um look pra casamento, eu não vou ficar dando dica de lojas porque não faz sentido, cada pessoa vai gostar de uma coisa, ter um estilo, um tipo de festa, uma demanda diferente, mas prometo que vou ajudar!

1- Emprestado ou alugado, rola? E usado?

Se puder, eu acho bem legal a opção de pegar um vestido emprestado ou alugar. Pensa comigo: você tem um casamento a noite, gala e aí vai comprar um vestido pra isso? Pra usar uma única vez? Sendo que esse tipo de roupa custa super caro? Não, né? Até famoso pega roupa emprestada, gente. Tá certo que é de loja, mas no final do dia todo mundo devolve a roupa de cinderela; então, por que nós, reles mortais, precisamos comprar um vestido milionário?

Acho alugar um opção bem legal também, só não vale pirar e pagar no aluguel o preço de um vestido novo. Daí, nesse caso, melhor comprar mesmo e depois vender, emprestar ou alugar pras amigas. 😉

E lembra sempre de dar uma olhada no Enjoei ou em brechó: já comprei vestido em brechó e arrasei em um casório super chique. Win win situation: você gasta pouco, ninguém vai ter uma roupa igual e ainda ajuda o planeta.

2- Invista no clássico, poupe com modismo

O casamento nem é tanta plumas e paetês assim e rola ir um pouco mais clássica, sóbria, super chique e você resolveu comprar um vestido. Certo. A dica aqui é: compre uma roupa com pouco ou nenhum brilho, sem paetê, fuja de tudo que é modismo ou que é muito marcante. Fazendo isso você garante usar o vestido em outras ocasiões. Vê se não tô certa… um vestido vermelho de paetê nunca será esquecido pelas outras pessoas, um vestido midi, justo, preto, com um decote nas costas, pode ser usado um zilhão de vezes, com mil acessórios diferentes e ninguém vai notar que é a mesma roupa.

3- Sóbria sim, apagadinha jamais!

Daí você resolveu seguir a dica anterior e investir em um vestido chique e clássico, certo? Mas como faz pra transformar esse look com cara de ‘jantar com o boy no aniversário de namoro’ em ‘look phyna de casório’? Cabelo, maquiagem e acessórios. E aí é hora de brilhar: sombra com brilho e/ou batonzão e/ou brincão e/ou acessório bapho de cabelo e/ou jóias. Pensa em penteados mais refinados, old glamour, sabe? Coques modernos arrasam também. Bom lembrar que em festa a noite o que importa e o que dá pra ver, mesmo, é o seu rosto e o seu cabelo. O resto acaba meio escondido e apagado no meio da escuridão.

4- Sem pirar no sapato

Também tem essa, a pessoa que não usa salto nunca, odeia, acha super desconfortável, compra um stiletto de 11 cm e ju-ra que vai dar certo. Não vai. Você vai chegar lá, tirar o sapato assim que o primeiro humano fizer menção em distribuir a famigerada havaiana, vai ficar sambando até as 7h da manhã de chinelo e pé sujo. No dia seguinte, vai encostar o sapato no canto do armário e nunca mais vai usar. Peloamordedeus, vá com um sapato com o qual você saiba andar (!!!), consiga ficar sobre ele a festa inteira e se for comprar tem que ser um modelo que você vai usar mil outras vezes! Que combine com o seu estilo de vida, que caiba no seu armário e orçamento. Quem gasta 500 reais em sapato de festa e 50 reais na flat que usa todo santo dia pra trabalhar é maluco torturador de si mesmo!!!

[e vale SIM ir com sapato sem salto em festa de casamento, já fiz post sobre isso aqui e tenho um álbum no pinterest só sobre esse tema].

5- Tem que aproveitar

O look todo da festa tem que te permitir sentar, dançar, fazer xixi sem ninguém pra abrir e fechar o zíper, se sentir linda sem ofuscar a noiva (proibidíííiíssimo ir de branco em casamento tradicional!). Não vale ficar a festa inteira sem respirar porque o vestido é mais justo que Deus. É cafona, gente, não é maneiro, não. Luxo é o que serve, que fica exato no seu corpo, que é escolhido a dedo, que fala quem você é, que transmite a sua personalidade. O resto é cafonice ou ostentação — que no final das contas é tudo a mesma coisa.

Bônus track: o melhor lugar para achar roupa para festa de casamento para quem não quer ir toda trabalhada nas plumas e paetês são as lojas que não são de casamento. Sim! Lojas melhores, que vão ter opções de vestidos com tecidos mais nobres, mas mais contidos, tipo: Sacada, Ateen, Andrea Marques, Cori, Le Lis Blanc, Huis Clo, Thelure, Fórum, Folic, Mob e por aí vai.

Bônus track 2: eu não tiro o sapato em festa nunca, jamais em hipótese alguma. Meu pé gangrena e cai, mas eu não tiro. Eu faço uma escolha: ou vou com um sapato confortável ou vou com um ma-ra-vi-lh0-so que me machuca e eu sofro sorrindo até o final da festa. Não acho chique colocar chinelo, gente, não faz sentido na minha cabeça ir pra uma festa com um sapato que você não consegue usar a noite toda!!!!!! Acho surreal, mas eu respeito, quer tirar o sapato, tira. Sapato é seu, pagou, faz o que quiser. 😉

Bônus track 3: se o casamento é em área externa, vale perguntar como é o piso, hein? se for grama é melhor salto bloco, do contrário vai ficar afundando o pé a noite toda.

2 comentários em “5 Dicas de Como Se Vestir Em Festa de Casamento”

  1. Jonara Scaldini

    Adorei o post! Caiu como uma luva pra mim. Tenho um casamento na noite do dia 10 e resolvi reciclar um vestido nude. Pensei em usar sandália e clutch pretas, brincos com pedra e franjas grafite e anel de pedra grafite. Para Make, um marrom escuro esfumado com batom rosa escuro e esmaltes da mesma cor.
    Aprovada? =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.