Guia de Compra Online: Iniciantes

Como eu indico muitos sites de venda online aqui e todo tipo de dúvida POSSÍVEL aparece, eu resolvi fazer um guia pessoal. Ou seja: vou dizer como euzinha faço. Acho que cada um vai achar o seu caminho, mas vou tentar contar o meu processo. E, claro, todo dia eu altero alguma coisa então é um guia mutante, hehe. E ele é mais voltado para compras internacionais porque no Brasil é moleza, né?

Respira fundo, para tudo aí e vem comigo!

1 – O que vale a pena comprar online?

Acho mais fácil dizer o que não vale! Hehe. Eu raramente compro sapato (minha única exceção é para as liquidações da Free People e pra quando eu tenho certeza absoluta do meu tamanho, exemplo: all star), também não compro nenhum cosmético/creme/maquiagem que venha em aerossol porque 99,9% das encomendas vem de avião, ou seja,  a chance da sua encomenda ser barrada ou não chegar nunca é imensa. Também não compro roupa íntima, a não ser, claro, que seja uma marca que eu conheço e sei que a qualidade é boa. Nunca comprei remédios também, não. De resto, meu povo, compro até fita dupla face potente para dar truque em roupa (herança de figurino, uma hora eu conto melhor.).

Captura de Tela 2013-08-07 às 14.56.09
Itens da promoção do site She Inside

2- O que é preciso para comprar em um site gringo?

Um cartão de crédito internacional, paciência e atenção. Não tem muito segredo, mas é preciso estar atento pra não comprar errado, não comprar demais e evitar ciladas. Uma coisa que acho legal é ter um Pay Pal, que é um site mais seguro e faz a transação em quase todos os sites do mundo.

Para usar o PayPal você precisa criar uma conta aqui, cadastrar seu cartão de crédito e pronto. A partir daí, quando for efetuar uma compra você escolhe ‘PayPal’ como forma de pagamento. Você será direcionado para o site do PayPal, digita login e senha e autoriza o pagamento. Facílimo. E ninguém te cobra nada por isso.

Cartão de Crédito – menos seguro, só uso para comprar no Aliexpress e nunca deu nada errado. De qualquer forma, é preciso ter um cartão de crédito internacional.

2
Finalizando compra no site She Inside e no Romwe: os dois com a opção de pagar com PayPal

3- Como saber o tamanho certo para as roupas?

Compre uma fita métrica e usa o Guide Size do site. Todos tem, é só olhar com atenção. Uma coisa que ajuda muito é ver se tem um ‘Catwalk’ que é aquele videozinho da modelo desfilando com a roupa (tem na Asos, por exemplo). Ajuda a entender se o vestido é curto, se a camiseta é muito cavada, se o casaco tem bom caimento… Além disso tem algumas dicas básicas:

* Comprando em site chinês (Aliexpress e Ebay) evite comprar tamanho único ou Small. As chinesas são micras, eu uso 36 no Brasil e já fiquei entalada em roupas P desses sites… hehe.

* Aproveite as sessões especiais, por exemplo, a Asos tem a linha Curves que é, obviamente, pra quem é mais gordinha (o-d-e-i-o o termo plus size, gente. Parece eufemismo como se ser gordo fosse algum crime.).

* Na dúvida compre um tamanho maior. Normalmente mandar diminuir uma roupa é possível mas mandar aumentar não, né?

* Leias os feedbacks! As pessoas que já compraram aquele item deixam comentários falando se a roupa veste o tamanho que diz vestir, se é muito grande, pequena, se a cor é bonita, se o sapato é de má qualidade….

3
Cat Walk da Asos (mas é um videozinho, gente) e o Clothing Measuring Guide da She Inside

4- Como funciona o Ebay?

Funciona parecido com o Mercado Livre: vários vendedores. Você pode escolher entrar em algum leilão (nunca entro) ou comprar o produto que já tem o preço fechado. Você pode procurar pelo produto ou já ter alguns vendedores de quem compra sempre. Segue a lista dos meus vendedores abaixo, mas compro de qualquer um que seja Top Rated Seller – explico melhor no próximo item.

Outra coisa importante: um monte de vendedor legal está parando de enviar para o Brasil porque os correios aqui são lixo e atrasam muito a entrega. Com isso a brasileirada ansiosa manda 20 emails reclamando e pedindo dinheiro de volta. Seu produto vai demorar a chegar? Vai, ma aguarde pacientemente, a culpa é dos correios brasileiros e não do vendedor. E, 90% das vezes, você não terá um número para rastrear a encomenda.

Cosmético Asiático, Cosmético Asiático, Bolsas e Mochilas, Roupitchas e Acessórios, Bolsas, Acessórios,  Roupas e Acessórios – meu preferido.

5- Comprar cosméticos no Ebay é seguro?

Nem sempre… Já comprei muito pózinho texturizador falsificado. Hahahahaha. Por outro lado nunca tive uma encomenda que não chegou. O que você precisa estar atento é:

* Desconfie se o preço do seu vendedor for MUITO mais barato que a grande maioria. Não existe milagre.

* Só compre de vendedores ‘Top Rated Seller’. Que são os vendedores que tem mais de 90% de aprovação e que não possuem nenhuma reclamação grave. Isso quase zera a chance de golpe.

* Tente comprar o produto de um vendedor que seja do país de origem do item que você quer. Por exemplo: Holika Holika é uma marca sul coreana, evite comprar de um vendedor indiano, por exemplo.

* Veja em outros sites internacionais como é o rótulo, a embalagem, a cor, textura e o preço, claro. Aí é só comparar.

6- Como funciona o Aliexpress?

É uma espécie de Ebay, mas é mais voltado para roupas e acessórios. Eu comprei ainda bem pouco nesse site mas eu já percebi que os chineses são expert em imitação e fazem roupas idênticas as da Zara, por exemplo, e vendem por um terço do preço. Tem que ficar atento ao vendedor, pesquisar muito (porque é tudo igual mas o preço varia muito) e olhar MUITO BEM as medidas. O Aliexpress não aceita paypal mas eu li que ele aceitará pagamento por boleto bancário no Brasil! o/ Quando realmente funcionar eu conto.

Captura de Tela 2013-08-07 às 15.46.10
Olha a carinha do Aliexpress

UPDATE: uma leitora deixou um alerta nos comentários e resolvi atualizar aqui. Lembrando que isso aconteceu com ela, não comigo, portanto não tenho maiores informações. “As compras pelo ebay tem um sistema de proteção que funciona muito bem. Se você compra um produto e recebe uma coisa que não era o que estava descrito no anúncio, dentro de 45 dias você reclama e tem seu dinheiro de volta, após análise. No Ali existe esse sistema de proteção, mas ele NÃO FUNCIONA! Tive uma decepção enorme com um lote de produtos que comprei com um preço próximo da realidade, e quando chegaram vi que eram fake. Super podre. Reclamei dentro do prazo e NUNCA, nunquinha tive uma resposta sequer do vendedor e nem do Ali.”

7- Outros Sites

Comprar na Asos, na She Inside, Rowme, Queens Wardrobe e etc é muito mais fácil. É igual a qualquer loja virtual do Brasil, porém em inglês e em dólar (ou em libras! Atenção a isso!). Todas essas aceitam PayPal! 🙂 Seja feliz e pesquise em todas o item que você quer antes de gastar seu suado dinheirinho. As peças as vezes se repetem e custam menos em um ou outro site. Compro nas quatro citadas aí em cima e adoro.

8- Como evitar ser taxado?

É meio sorte e azar mas, pra começar, evite que o valor final da compra seja superior a 50 dólares. Se você for taxado mais de uma vez mude o nome do remetente para o da sua mãe, do pai, do coleguinha, do porteiro, sei lá, mas não fique sendo taxado todo mês sem tentar mudar a tática. E, claro, ao fazer a compra pense que talvez seja preciso pagar a maldita taxa. Calculo 60% do valor e conto com isso, mas só fui taxada uma única vez, graças-a-deus-tenho-até-medo-de-falar.

Ufaaaaaa! Acho que é isso. Alguma dúvida? Vai rolar ainda (um dia, haha) o guia avançado de compras online – tipo comprar em chinês, hahaha.

Beijos, boas compras e não se endividem, por favor! :)*

0 comentário em “Guia de Compra Online: Iniciantes”

  1. Nossa amei seu guia de compras para novatos. Eu li tudo direitinho hehehe muito bom mesmo. Algumas lojinhas eu já conhecia outras ainda não. Vou te indicar o site da Central de Lojas Online que tem mais de 20.000 lojas cadastradas. Minhas amigas adoram passar lá antes de comprar pra ver a reputação das lojas. É ótimo, acho que você e suas leitoras vão gostar também. Beijokas.

  2. eu costumo escrever cartas pros sites quando eles são de pequeno e médio porte pedindo encarecidamente para eles não mandarem a “bill” junto e escreverem “gift”. toc toc toc – nunca paguei taxa.
    mas sempre tem uma primeira vez…

  3. Oi Thais!
    Já comentei em outro blog dia desses, mas vou colocar esse alerta aqui também (se você aprovar, claro!). As compras pelo ebay tem um sistema de proteção que funciona muito bem. Se você compra um produto e recebe uma coisa que não era o que estava descrito no anúncio, dentro de 45 dias você reclama e tem seu dinheiro de volta, após análise. No Ali existe esse sistema de proteção, mas ele NÃO FUNCIONA! Tive uma decepção enorme com um lote de produtos que comprei com um preço próximo da realidade, e quando chegaram vi que eram fake. Super podre. Reclamei dentro do prazo e NUNCA, nunquinha tive uma resposta sequer do vendedor e nem do Ali.
    É sempre bom ficar atenta com isso, pra evitar chateações.
    Beijo!

  4. Melissa Prado

    Tenho uma amiga super viciada no Aliexpress e ela me disse que vende de tudo. Ela compra de brinquedos para filha dela, a mala de viagem a lâmpada de LED (sim! haha). Ainda tô ensaiando comprar uma jaqueta por lá. Me deseja sorte?

    1. Thais Farage

      E a Renata, que trabalha comigo, compra muuuuuita roupa lá, vou até fazer um post só com as dicas dela. hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

assine a newsletter farage.inc ❤

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

thais farage

CNPJ: 14 552 312/0001-12 | Farage Inc
2021 © Todos os direitos reservados.