Home Office • Como Eu Me Organizo

Deve ter pouca coisa mais difícil no mundo que fazer home office, ainda mais com filho pequeno no quarto ao lado. Home office exige organização, planejamento e muita, muita, muita força de vontade – porque o sofá da sala tá sempre convidando pra um filminho no Netflix, hahaha. Vou contar como eu me organizei, nem todo dia dá tudo certo e meu ‘método’ não é fechado – tô sempre fazendo pequenas mudanças, na real – mas acho que já consigo ajudar quem tá com a sensação que o dia não rende e que tá de saco cheio de trabalhar até a hora de dormir!

home office 2o que eu uso pra trabalhar: computador, agenda/planner, caderninho de pendências pessoas, pasta com documentos de consultoria de estilo

Primeira coisa, pra mim, foi definir um horário. Eu trabalho de 9h as 17h hoje em dia – que é o horário que Miguel fica com a babá. Nem sempre dá tempo de fazer tudo nesse horário e eu volta e meio preciso trabalhar também a noite, depois que Miguel vai dormir, mas é eventual. Eu tento me manter no horário porque se não eu jamais terei vida pessoal, né? Claro que rola adaptar (hoje, por exemplo, tenho fisioterapia as 14h, daí comecei a trabalhar mais cedo…). Você decide. Tem quem goste de trabalhar de madrugada (?), vai saber, mas acho importante tentar fazer um horário, sim.

[lembrando que se eu começo a trabalhar as 9h, nesse horário eu já: tomei café, tomei banho e estou de roupa, sentadinha na minha mesa. acho suuuper importante não trabalhar de pijama. de verdade!].

Depois disso é planejar o que você vai fazer em cada dia ao longo da semana. Tem gente que funciona com planejamento a longo prazo, pra mim só rola pensar o que eu vou fazer nessa semana! No domingo eu já separo as atividades por dia e por urgência (hehe) e já coloco o to-do list separado por dia, por horário, até. Não me engano, não coloco coisas demais, deixo tempo pra coisas mais ‘abstratas’ mas que precisam ser feitas, tipo, ‘pagar conta’. Coloco tempo pra almoçar e deixo 40 minutos ‘livres’ pra atender Miguel, caso ele precise, pra descansar — em dias que ele deu baile a noite. Também separo tempo pra ler e estudar, tenho tentado, pelo menos meia hora por dia, se não eu fico angustiada que to emburrecendo, mas aí é cada um com suas paranóias, hahaha.

Tem que lembrar de colocar também no papel o deslocamento, se você for sair de casa. Eu, com frequência, tenho cliente pra atender, preciso ir em loja separar roupa ou só mesmo ir ver coleção nova. Tudo, tudo, tudo, tudo tem que ser planejado. Uma coisa que aprendi é que com o tempo e treino vai ficando mais fácil, a gente vai ficando mais esperto e lembrando de todas as atividades que costuma ter pra fazer.

Agenda/Planner

home office 0

Eu comprei um moleskine sem pauta e fiz divisões para os seguintes temas:

  • Caixa de entrada — onde coloco tudo, tudo, tudo que passa na minha cabeça: contas, horários, lista de supermercado, tudo que eu lembro no meio da rua e que preciso fazer com urgência. Enfim, tudo. E, tudo que entra lá, eu releio e coloco de novo na aba certa.
  • Blog — onde coloco idéias de post, controlo os números de visualização, anoto idéias pro design, mudanças que quero fazer, to do list…
  • Consultoria — lista de clientes, demanda de cada uma, especificidade de cada uma, anoto tudo-tudo-tudo que se refere a consultoria nessa aba. É a maior delas e a que mais tem atualização.
  • Planos e Projetos — tudo que eu quero fazer a longo prazo, onde eu quero estar daqui a 6 meses. Entram também os planos a longo prazo (eu estipulo metas pra 2 anos, em geral). Coisas que quero estudar mais, cursos que quero fazer, livros que quero comprar, idéias pra melhorar a consultoria, idéias de novos serviços, até os planos de viagens eu coloco aqui. Mas é uma aba voltada mais pra plano profissional, apesar de entrar outras coisas também.
  • Finanças — ainda lido bem mal com essa aba, hahahaha, mas é pra eu colocar quanto ganho x quanto gasto. Não consegui ainda me organizar pra isso, acho o mais difícil de ser freela/empreendedora é essa relação com o dinheiro.
  • Wishlist — tudo que eu quero comprar! Desde maquiagem até móveis, de roupa (especificando bem direitinho cada peça) a eletrônicos, tudo entra aqui.

Essa é a minha divisão, mas cada um pode fazer a sua. Na caixa de entrada eu faço a minha organização da semana, por exemplo, e pra mim funciona super. Eu não sinto nenhuma necessidade de ter agenda com dias, sabe? Pra mim tá ótimo desse jeito.

Por último é sentar e trabalhar. Eu não sofro (muito) com as interferências das redes sociais porque elas são parte do meu trabalho, estar no facebook e no instagram é, pra mim, trabalhar também. Mas pra quem se distrai muito com isso, vale fechar e só abrir, sei lá, a cada duas horas.

E aí? Vamos fazer esse home office render o máximo possível?

PS: sim, sou uma moça antiga, curto papel, não me entendo jamaaaais com agenda online, essas coisas.

2 comentários em “Home Office • Como Eu Me Organizo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.