Mad Men: Figurino

Eu vivo ensaiando fazer um giga post aqui no MTDF sobre Mad Men, mas eu tô sempre atrasada nas temporadas e por isso nunca consigo, hahaha. Mas, como a sétima e última vai estrear dia 13 de abril e eu to acabando a sexta –  nunca estive tão em dia com uma série, gente! hahaha – resolvi fazer o post hoje mesmo.

Já li tanto sobre o figurino e a figurinista (Janie Bryant) dessa série que eu deveria cogitar um mestrado sobre o assunto e não um post! Mas, enquanto eu não penso sobre a vida acadêmica, vamos por aqui mesmo.

mad_men_cast-11219

Achei que o melhor jeito de escrever aqui era falar só das mulheres, outra hora faço um post só com os bophes (eu sei, eu sempre deixo os meninos pra trás! Mas é impossível fazer tudo ao mesmo tempo!). Eu amo demais o figurino de Mad Men principalmente porque ele é capaz de evoluir temporada por temporada de maneiras diferentes pra cada personagem. Tem gente que muda muito, porque faz sentido na trama, tem gente que não muda quase nada (Alô Roger Stearling!). E, mesmo com o passar do tempo, a figurinista consegue fazer todo mundo evoluir, mudar os anos, sem perder a essência. Isso é mega difícil, gente. E não tem nenhum personagem exagerado, fora de contexto, cafona ou caricato. Foda!

Joan X Peggy

Joan é a personagem mais sexy da trama, é uma coisa de louco. Ela parece que compra as roupas dois números menores e ainda manda na costureira pra ajustar no corpo, hahaha. Super hiper mega feminina, super consciente das suas curvas, ela é uma mulher que deve se inspirar em Marilyn Monroe e Sophia Loren. Ama o próprio corpo, não tem nenhuma vergonha dos peitos (gigas!), usa decote, fenda, todos os seus acessórios chamam a atenção pro corpo – broche fechando o decote, cordões que terminam no meio do peito… uma gata! Não sei como ela senta, se abaixa, cruza as pernas.. mas ela faz tudo isso com elegância e ainda trabalha. Muito, pra caramba, é ótima no que faz e essencial pra empresa. Ama: azul cobalto, rosa carmim, vermelho (que vai super bem com os fios ruivos!). Na beleza, tudo muito clássico e chique, mas sexy. Afinal de contas, a gata é a única da série que não é loira nem morena! Musa absoluta!

figurino joan mad men

joan figurino mad men 3 joan figurino mad men 4

O exato opost de Joan… é a Peggy, que não tem muita informação de moda e tá só preocupada com a carreira. Por isso, todos os figurinos dela tem uma pegada ‘me visto para trabalhar’ e ‘me visto pra ser fofa’. Peggy é um dos personagens mais geniais da série: começou secretária, virou redatora, comprou o próprio apartamento, pegou geral, engravidou, abandonou o filho, mudou de trabalho, voltou pra mesma empresa… E o figurino arrasou sem fim. Quando ela tava grávida e ninguém sabia (nem o espectador) eu já comecei a notar que ela tava engordando, as roupas ficando mais justas… foi uma progressão digna de Oscar. Resumindo: roupas mais caretas, que combinam entre si, tecidos naturais, sem grandes cortes/modelagens. Cores sóbrias e nada que valorize muito o corpo.

cn_image_1.size.mad-men-costume-design-02

peggy olson figurino 2

figurino mad men peggy

peggy olson figurino

Megan X Betty X Sally

Megan é a primeira mulher na séria a usar mini saia. Como-não-amar?! Ela é dona dos figurinos mais ousados, mais extravagantes e mais divertidos. Mais do que isso: eu AMO as maquiagens que ela usa e até já imitei uma delas numa festa que fui, hahahaha. Ela é bem 70’s, com uma pegada futurista, brilho, tecidos sintéticos, lurex, muito sexy mas de um jeito bem diferente da Joan. Ela é mais menina e Joan mulherão super consciente da sua capacidade de seduzir todo mundo.

figurino mad men megan

Captura de tela 2014-04-04 às 12.14.19

figurino casal draper 2

megan figurino mad men 3

Betty, ao contrário, é super ‘mulher perfeita wannabe’ deve ficar recortando fotos de Jacqueline Kennedy nas revistas e tentando ser igual. Ela usa cores pastel – azul, bege, branco, amarelo – sofreu quando engordou, mas, mesmo assim, se manteve super vaidosa e até recusou acompanhar o marido em festas porque não coube no vestido. Nunca deixou de ser linda e continua tentando aparentar uma vida perfeita. Depois que se casou com Harry ficou ainda mais conservadora e até a casa deles é mais escura que a do Don e Megan, já repararam?! Mas ela é lindíssima, impossível não se apaixonar por ela em algum momento. Sabe o imaginário coletivo de dona de casa americana dos anos 60? Que era classe média alta e morava em casas no subúrbio? Pois é, é ela.

Confesso que sou bem apaixonada pelo look romântico-perfeito da Betty. Prontofalei. Hahaha.

figurino betty draper 1

betty draper figurino 1
casal draper figurino 1

betty draper grávida figurino 1

betty draper grávida figurino 2

Sally, filha de Betty, tem arrasado demais também. Desde que convive com a Megan mudou muito o estilo, quase um jeito de afrontar a mãe: usa vermelho, azul escuro, mini saia, bota. Apesar dela ser bem parecida com a Betty (biotipo e silhueta) ela faz muito bem esse contraponto da diversão. Ela, claramente, não quer usar vestidos longos de organza. Mas, quando está na casa da mãe, ela volta aos figurinos mini-Betty. Acho fofo esse contraponto.

figurino sally draper 1

figurino sally draper 2

sally drapper figurino 3

sally drapper figurino 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.