Minha (Não) Experiência: Vigilantes do Peso

Não sei se vocês tem notado, mas o marketing do Vigilantes do Peso tá trabalhando pesado. Há uns dois anos atrás se alguém me dissesse que tinha se inscrito nesse projeto eu iria rir! Muito coisa dos anos, 90, né? Eu nem sabia mais que eles ainda existiam até que, de repente, comecei a ver um monte de gente falando bem. Parece que eles reformularam a dieta e pensam mais na composição nutricional que nas calorias. Ou seja, o sistema de ponto é baseado em quanto determinada comida, de fato, demora para ser digerida, ou qual o tipo de caloria ela possui, ou ainda como ela reage com outras coisas. Pelo menos foi isso que li por aí.

Me ‘matriculei’ nesse negócio não porque eu tô obesa e precisando perder 20 kg, mas porque tô muito ‘sanfona’. Esse ano eu já engordei 5 kg, e emagreci outros tantos e engordei de novo e fico emagrecendo e engordando sem parar. E eu sempre fui o contrário disso: eu demorava muito pra engordar e mais ainda pra emagrecer. Agora, não. Em 3 dias posso engordar e emagrecer mais de 1 kg. Enfim, estou buscando um jeito mais saudável e equilibrado de viver, tentando entender melhor o que atrapalha a minha dieta, o que de fato me faz mal, e pensei que o Vigilantes do Peso seria uma ótima. Mas….

…. não fui aceita no programa, gente! Hahaha. Eu comprei o plano com 3 reuniões e fui hoje para a primeira. Cheguei lá e já me mandaram pra balança. Resumindo, pra você ser aceito é necessário pesar 5 kg a mais que o mínimo aceito pela Organização Mundial de Saúde. Ou seja: quem mede 1,60m (eu!) tem que pesar, no mínimo, 55kg – já que o aceito pela OMC é que uma pessoa de 1,60m pese 50kg. Menos que isso ela está desnutrida (!!!!!!!). Não, eu não peso 55kg, portanto, eu não tenho o direito de emagrecer. Resumindo é isso. Também não peso menos de 50kg, tá gente, só pra não chover comentário falando que eu sou louca.

Vigilantes do Peso ReciboMeu recibo dizia 2 kg acima do peso mínimo da Tabela de Pesos Saudáveis. Mas eu não achei essa tabela e, na verdade, achei que essa informação tinha que aparecer antes de pagar. Não?!

Tentei argumentar que mais que emagrecer o que eu queria era melhorar o meu hábito alimentar, ter uma vida mais equilibrada. Mas não adiantou nada, fui ‘negada’. hahaha. Outra coisa que notei, ouvi muita gente falar que o Vigilantes do Peso não era mais voltado só para um público mais velho (porque já foi) e nem só pessoas com problemas sérios de obesidade. Mas, pelo menos na reunião aqui de Perdizes, só tinha gente muito mais velha que eu e muito acima do ‘peso considerado saudável’.

Sendo assim, não, eu não recomendo. [Óbvio!]. Primeiro porque nem sei como é a reunião direito, quanto tempo dura, nada, não posso indicar alguma coisa que não conheço. Segundo porque eu não curto nenhum projeto de emagrecimento que não respeita a individualidade, que só pensa no kilograma da balança. Todo mundo sabe que ser saudável é muito mais que quanto você pesa. Portanto, achei que, sim, o método continua um pouco atrasado.

E aí? Alguém tem outra opinião? Já fez e curtiu? 🙂

PS.: O site dele é MUITO ruim, demorei horas pra conseguir achar as coisas direito. Você se cadastra, paga e não tem uma parte do usuário. Para achar o recibo de pagamento para ir na reunião hoje eu demorei horas! E acho também que devia estar muito claro na hora da matrícula essa condição que eles impõe. Acho que você deveria colocar altura e peso antes de pagar, né? Pra não fazer papel de boba feito eu. Hahahaha. #micododia

PS.2.: Vou investigar como faço para ter o reembolso e depois atualizo aqui se foi fácil ou difícil.

7 comentários em “Minha (Não) Experiência: Vigilantes do Peso”

  1. PS: Sim, o site deles é uma bosta. Pra saber de tudo mesmo, melhor ir na reunião antes de aderir pelo site. Lá só é bom pra comprar os pacotes, onde vc paga as pesagens adiantado e evita fila e confusão nos dias de reunião.

  2. Thais, vc acabou de me deixar completamente CHO-CA-DA!
    Eu fiz Vigilantes do Peso. Esse novo programa é muito inteligente e sim, funciona. Perdi 8kg e só nao mantive pq sou uma gransdíssima preguiçosa.
    E estou chocada pq vc foi simplesmente e ridículamente mal atendida sem nenhum motivo pra isso! Vc pode sim entrar no VP pra reeducar a alimentação, que é a nova “diretriz” do progrma, a cara nova.
    Sim, na maioria é um monte de tia velha e gorda (anos 90 total), mas não só. Pelo menos não nas reuniões de Petrópolis onde eu ia. Tinha muita moça e rapaz jovem.
    Outra coisa é que a sua primeira reunião não deveria nem ser cobrada. Vc paga pra se pesar na realidade; a palestra é aberta. Se vc curtiu, fica, tira dúvida etc. Se não nem precisa ficar. Além do mais a primeira pesagem, se vc adere ao programa, é de graça. Sobre vc não “ser gorda o suficiente”, outra babaquice sem tamanho. Vc pode muito bem calcular seus pontos pra manter o seu peso, e reeducar a sua aliementação a partir das diretrizes do programa.
    Péssima e preconceituosa a orientação que vc recebeu e recomendo muito, mas MUITO, que vc reclame.
    E se ainda tiver curiosidade sobre como funciona de verdade, procura uma outra equipe, num outro lugar se vc puder. A vibe, atenção, cuidado e interesse das orientadoras e dos grupos muda MUITO de um lugar pro outro. E isso, te garanto, faz toda diferença pra quem participa.

    1. Thais Farage

      Gente, pois é. Tá certo que um monte de gente ficou me zuando porque eu fui procurar o VP. Uai, mas eu achei exatamente isso, que o ‘novo pensamento’ incluísse as pessoas que querem aprender a comer melhor, a entender exatamente o que engorda, ou conseguir se manter no peso. A mulher do lugar ficou me olhando com cara de anoréxica! E, cara, na boa, eu tenho muito problema, mas não sou louca e tô loooooonge de estar tão magra assim. Inclusive, estou 4 kg mais gordinha que qdo morava no Rio e ninguém nunca tinha me olhado daquele jeito.

      Eu vou ligar lá amanhã e reclamar. Vamos ver… ir a outra reunião eu não quero. Fiquei meio de bode, vou investir em uma nutricionista, mesmo. =/

      Mas enfim, que bom que vc veio aqui testemunhar que não sou louca. haha. :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.