Por que guardamos roupas que amamos para ocasiões especiais que nunca chegam?

Eu sei, você sabe e todo mundo concorda que, em geral, o apego a uma peça e a vontade de que ela dure mais acabam nos impedindo de usá-la por várias vezes. O que, na real, é o que faz uma peça se pagar. Roupa muito usada: bom investimento. Roupa que sai pouco do armário: dinheiro parado.  E não queremos que nosso armário vire um museu só guardando relíquias né? Então, por que guardamos roupas que amamos para ocasiões especiais que nunca chegam?

A gente tem mania de guardar aquela roupa que adoramos para ocasiões muito especiais ou específicas, por acreditar que, usando poucas vezes, aumentaremos a sua vida útil.  Às vezes, você está em uma fase em que a peça faz total sentido e você se identifica com ela, mas tem tanto apego e medo de danificar que deixa ela lá guardadinha para momentos especiais. Aí, deixamos peças paradas no nosso armário e muitas vezes elas podem estragar, deixar de servir, ou você pode até deixar de gostar. E assim você perdeu a oportunidade de usar aquela peça várias vezes.

Como usar roupas repetidas vezes?Thais Farage usando o mesmo vestido em dois looks diferentes
Por que guardamos roupas que amamos para ocasiões especiais que nunca chegam?

Motivos reais e imaginários para não usar suas roupas preferidas

A gente não tá sugerindo que você use meia calça pra jogar futebol ou passe a tarde abraçada no seu gato vestindo um suéter que puxa fios. Tem que cuidar, sim, mas aí vale pensar o que é cuidado e o que é só guardar pra uma situação que não vai chegar. Imagina perder uma roupa novinha sem nunca ter usado? Ninguém merece! 

Já parou pra pensar quais são os  motivos (além de aumentar a vida útil) que te fazem deixar de usar suas peças favoritas? A gente acredita piamente que não é só cuidado. Tem auto sabotagem, tem achar que você não merece usar roupa linda todo dia, como se tivesse que agendar um dia pra se sentir bem vestida. E, tem o caso clássico: deixamos de usar por achar que a peça é demais ou de menos para ocasiões.

E aí que devemos refletir e buscar alternativas.

Truques de Styling para Misturar Peças

Misturar peças mais sofisticadas com outras mais básicas (também conhecido como hi low, hi-lo ou high-low) é uma solução criativa para balancear os looks, olhar o armário com um novo olhar e imaginar novas possibilidades com peças que você acreditava que eram opostas. 

Se achar que a peça é demais, misture ela com outros elementos mais básicos e neutros. 

Exemplo: Amo essa camisa mas acho ela demais pra usar no almoço de domingo em família

Mas que tal você usar com um short mais básico e rasteirinha, pode ser uma forma de balancear o look.

short mais básico e rasteirinha, pode ser uma forma de balancear o look
invista nos acessórios e em detalhes que trazem borogodó
thais farage look com calça prateada. invista nos acessórios e em detalhes que trazem borogodó

Se achar que é de menos e vai parecer desarrumada, invista nos acessórios e em detalhes que trazem borogodó para produção.

Exemplo: Uso uniforme e marquei de sair com as amigas depois do trabalho e preciso levar uma blusa na bolsa que não amasse, e lembrei da minha blusa do coração que tá lá parada, mas é muito básica.

Leve também alguns complementos pra sua produção, fazer uma amarração diferente também ajuda a diferenciar.

styling em dois exemplos de look
Muitas vezes imaginamos como as pessoas estarão vestidas e pensamos na nossa produção para nos adequar aos outros.

É claro que algumas ocasiões pedem dress code e inevitavelmente temos que seguir algumas regras, mas em outras nós mesmos criamos no nosso imaginário e buscamos apenas formas de nos encaixar. Faz sentido pra você?

Comprar peças para situações específicas e depois não se ver usando outras vezes.

Temos o costume de comprar uma roupa para uma ocasião e, mesmo que você adore a peça, ela não funciona bem na sua vida. Nas próximas oportunidades, tente comprar pensando em várias situações em que poderá usar: assim, a peça que você adora não fica parada no seu armário. 

Geralmente, quem tem uma peça favorita já usou em alguma ocasião a produção completa que sabe que dá certo e não quer repetir.

Mas já pensou em variar e não repetir os outros componentes do look?

Kate Middleton repetindo vestido

Vale até mudar o penteado… E tudo bem repetir, né? Se até Kate Middleton repete, porque nós, reles mortais, vamos ficar com essa bobeira? 

Bora colocar o armário pra jogo e fazer funcionar na vida real esse monte se dinheiro investido? Vem pro básico com Borogodó!

15 comentários em “Por que guardamos roupas que amamos para ocasiões especiais que nunca chegam?”

  1. Costumo falar que meu estilo tem duas fases, o antes e depois do momento que entendi que não tem essa de roupa de sair e roupa de ficar em casa. É TUDO ROUPA!
    Sempre curti muito comprar em brechó, e quando se consome algo que já foi usado geralmente a gente perde esse negócio da roupa ser nova demais, ou chique demais pra alguma ocasião. Não guardo quase nada, uso tudo.

  2. Fabiola Farage

    Acho que tô precisando fazer o curso Recicla… Todas as alternativas citadas levam a mim! rsrs Ainda mais na pandemia!

  3. Totaaaaaaaal!!!!!! Sem querer ser gratiluz demaaaais mas esses tempos tem me feito refletir que ocasião especial é todo dia que se vive… Tenho aprendido a me arrumar pra mim e isso também tem sido uma forma de autocuidado. E tenho certeza que quando a vida voltar ao normal, vou pensar duas vezes antes de deixar uma roupa no guarda-roupa por bobeira e vou usar e abusar dos looks nos rolê. Obrigadaaaa ♥️

  4. Gabriella Inês

    A quarentena me obrigou a sair dessa ideia de “roupas especiais demais para usar no dia a dia”. Ficar todo o dia em casa me fez sentir vontade de me arrumar só pra mim, de colocar o vestido mais lindo com tênis para comprar pão na esquina, de testar as roupas novas que comprei um pouquinho antes da pandemia para ir no super mercado kkkk #vemvacina e definitivamente não quero mais peças paradas esperando ocasiões.

  5. Tenho mania de comprar um look pra uma ocasião específica e nunca mais na vida, nem olhar pra ele no guarda-roupas. Normalmente os looks escolhidos são tãooooo a cara das ocasiões específicas que fica até difícil compor um look diferente kkkkkk

  6. Post feito pra mim, certeza! Haha rainha em deixar roupas ou alguma composição pra alguma ocasião especial e me sabotar sempre, pq a ocasião nunca chega 😬

  7. Rafaela de Araújo

    Amo a ideia de misturar peças e de não guardar roupas para ocasiões especiais! Porém, uso menos do que gostaria.. masss já tenho umas ideias e o curso Recicla o Armário da Thais tem ajudado muuuito nisso!! É treinar o olhar e testar sem medo de ser feliz! Adorei a matéria!! ✨

  8. Stéphanie Américo

    CHOCADA pq me identifiquei totalmente!! OBRIGADA por abrirem meus olhos, sério! Passou um flashback das peças que já deixei de usar esperando “a ocasião”. E refletindo aqui, nunca tem uma ocasião, ela nunca chega ou melhor, ela é aquela que estou saindo e abrindo mão da peça (e eu acabo saindo incomodada, me achando feia…). Outra coisa que amei foi o fato de mudar um penteado poder fazer a diferença no look. Sou a rainha de gostar da mesma roupa, mas sempre tenho vergonha de parecer que só tenho ela kkkk! Mas anotei as dicas aqui pra variar nas formas de usar. Amei MUITO

  9. eu vim de uma família que guardava tudo, as melhores louças pra quando tinha visita, as melhores roupas pra sabe deus quando e nunca se permitiam usar o melhor pra si mesmos… tenho pavor de deixar roupa parada no armário, só não uso logo que compro se é um garimpo mto foda mas inapropriado pra estação, tipo casaco no verão, de resto uso tudo sempre e já usei até vestido de festa com tênis pra ir trabalhar…
    cuido muito das minhas coisas mas jamais deixaria de usar pq to esperando ocasião especial, do jeito q a coisa anda, especial é o momento de ir na feira comprar verduras…

  10. Elen Samira

    Adorei as dicas, foram essenciais para mudar a forma de usar as roupas que eu mantenho guardadas no meu armario. Costumo comprar muitas peças diferentonas e nunca uso mais de 2 vezes 🙁 A ideia da camisa com um shortinho basico foi genial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.