Sérgio Rodrigues – ♡♡♡

Sou uma pessoa que alimenta grandes amores, um deles, o Sérgio Rodrigues, é dos mais antigos. Logo que comecei a fazer produção de objeto para cinema (alô 2005!) uma chefe querida me disse : Você não conhece o Sérgio Rodrigues? Meu Deus, que horroooooor! Deprimida, fui pra casa e pesquisei. E me apaixonei.

Sérgio Rodrigues é um arquiteto e designer de móveis carioca. Eu não sou arquiteta e, como vocês já sabem, abandonei o curso de design de interiores na metade (hehe), mas me sinto super a vontade de falar sobre o designer porque ‘convivi’ com as peças dele muito de perto, muitas vezes. Aliás, depois que entrei nesse vício Sérgio Rodrigues eu praticamente obrigava os diretores de arte a usarem alguma peça dele em projetos que eu fazia. Hahahaha. Também já cogitei seriamente fazer um mestrado sobre ele mas já fizeram. Fuén.

De qualquer forma, é um consenso no mundo das pessoas legais que o grande feito do designer é conseguir unir o brasil-brasileiro-índios-madeira com o brasil-ipanema-divertido-sensual-do-tom-jobim. Ele não tá preocupado com moda, gente, ele fez móveis super confortáveis, maravilhosos e com uma estética moderna que duraria pra sempre. Mesmo assim, é inegável, tem cara de Brasil. Eu olho para a poltrona Diz e dá um orgulho monstruoso de ser brasileira e ter morado no Rio e todas essas cafonices hahahaha mas que eu sinto mesmo, fazer o quê?! Aliás, pra mim, arte boa é a que não envelhece e Sérgio Rodrigues é assim. Mais que designer, é artista e gênio. ♡

sergio_rodrigues_1

Poltrona Diz e Poltrona MOLE – as duas fotos foram tirados do site do designer.

Apesar da poltroda Diz ser meu  grande amor, o móvel mais famoso e MARAVILHOSO já existe há mais de 50 anos. Em 1961 em Cantù, na Itália, importante centro moveleiro da época, Sérgio Rodrigues ganhou o grande prêmio do 4º Concurso Internacional do Móvel com a musa, a imbatível, a clássica Poltrona MOLE. Pois é, meu povo. E ela continua reinando absoluta em todos os ambientes por onde transita. Confortabilíssima e lindérrima, ela custa um rim direito e eu daria os dois que tenho, se ele topasse a troca. Hahaha.

Eu já contei no primeiro Tv Mingau que eu já encontrei com o próprio Sérgio Rodrigues no ateliê dele no Humaitá. Mas eu sou tímida e fiquei PARALISADA no chão, não falei nada, não tirei uma foto, quase chorei de emoção, mas fiquei muda. Hehe.

Para mais informações, dá um pulo lá no site dele. Tem biografia, todos os móveis, exposições…. só amor!

0 comentário em “Sérgio Rodrigues – ♡♡♡”

  1. Oi, Thais! tudo bem? nos conhecemos no workshop da Ana Soares em SP, não sei você vai se lembrar…hehe.. vim conhecer o seu site e encontrei este ótimo texto! Adorei seu depoimento sobre o Sérgio Rodrigues e sua linda poltrona! Sou suspeita para falar deste assunto, mas também penso que temos que valorizar os grandes talentos brasileiros e relembrá-los sempre!

  2. rafael amorim

    Incrível! Lindo demais tudo. Também não conhecia. =/ E o atelier dele fica DO LADO daqui da produtora. =)

  3. Debora Faccion

    Ai, tava vindo aqui compartilhar o msm link que a Julia postou….. Tapa na nossa cara total..!!! Nao só a poltrona, mas o jogo completo! hehehehe….

  4. Debora Faccion

    Tb sou super apaixonada por Sergio Rodrigues, Thais! Um dia me deu a louca e liguei pra loja no Rio perguntando preços e se eles poderiam expedir para fora do Brasil! hahahah! Imagina, com a minha bolsa de estudante….. Mas é total objetivo de vida um dia comprar uma poltrona MOLE! Sempre que ando nas lojas de coisas usadas por aqui fico de olho — esperança meio doida, mas vai que, né?

  5. Moema Feital

    Amei o post! Vou conhecê-lo agorinha! Mas gostei principalmente porque aprendi a valorizar a poltroninha velha que tinha na casa dos meus avós, um brasil-interior-mineiro-Lô-Borges. Como pode uma peça fazer a diferença em um ambiente! Mon dieu! Aliar a beleza e o conforto em uma só peça é algo muito complicado. Por mais que eu não entenda NADINHA de design! In love!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.