Tuesday Top Five: Beleza Negra

Uma coisa que tem que incomodado muito é como os blogs que eu leio tem pouca (ou nenhuma) informação para beleza negra. Eu não sou negra, como vcs já deve ter notado, mas, sei lá né? Nosso país é cheio de negras, uai.  Já há um tempo eu me interesso muito pelo assunto e duas coisas despertaram o meu interesse pelo assunto: o vídeo manifesto da cineasta Zina Saro-Wiwa e o filme Good Hair  que o Chris fez para a filha quando ela, super pequena, chegou em casa falando “Pai, por que eu não tenho cabelo bom?”. E se você quer brigar comigo pra sempre é vir me falar de “cabelo bom” ou “cabelo ruim”, nem comece! Tenho pa-vor dessa nomenclatura e acho, sim, que assumir os cabelos crespos é um ato político. De qualquer forma, imagino que fácil não seja, eu resolvi parar de fazer escova progressiva – meu cabelo é ondulado – e as pessoas já me achavam louca, muita gente me falou que eu era mais bonita de cabelo liso e por aí vai. Imagina um cabelo crespo, onde a mudança é muito maior do que foi a minha…. Tem uma irmã de uma amiga que é loira do cabelo crespo e, segundo a minha amiga, é um drama pras pessoas. Ninguém fica feliz porque ela não alisa (e ela é MUITO gata!).

Outro dia, uma pessoa querida me perguntou o que ela deveria passar para recuperar o cabelo que tá sofrido porque ela faz alisamento e pinta. Eu juro, fiquei DIAS pesquisando e não consegui achar uma boa resposta… e, oh, eu sou muito boa de pesquisa, modéstia a parte. É claro que tem os cremes de sempre, hidratações… mas eu só conseguia falar uma coisa: tem que parar de alisar, não há cabelo humano que suporte tanta agressão! E, infelizmente, parte do conhecimento ‘belezístico’ é empírico. Não saberei mesmo saber indicar a melhor cor de base, o melhor penteado, o melhor shampoo… Eu fico só nas referências. Mas tem muita gente legal aí na internet e eu vim dividir o que eu leio sobre o tema. Aqui no MTDF o tema vai existir sempre e cada vez mais. 😉

Em 5º lugar:  Crespo Todo Dia

É um tumblr que mostra um cabelo crespo por dia, conta a historinha e só tem gente linda. Dá até um bode de não poder ter (nunca!) um black power!

Captura de tela 2013-06-04 às 17.19.25

Em 4º lugar: Garota Brasileira

Menina fofa que escreve sobre os produtos que ela usa, mostra modelos negras, penteados, fotos pessoais. Enfim, um blog de beleza e moda. Adoro o post sobre a transição capilar, escrito de um jeito muito querido, muito pessoal.

Captura de tela 2013-06-04 às 17.22.00

Em 3º lugar: Maxibolsa

Não é um blog só pra meninas negras. É um blog de moda, beleza, comportamento and so on… mas com muita dica para negras, sim. O blog é escrito pela Mabia Barros (que tem um cabelo crespo maravilhoso) e pela Minnie Santos, uma mora em Salvador e a outra no Rio. Elas testam sombras, bases, dão dicas de presente para o dia dos namorados e eu leio sempre o blog delas.

Captura de tela 2013-06-04 às 17.24.11

Em 2º lugar: Blacks Bárbaros

Blog nacional cheio de referências, de depoimentos, diário de transição capilar, big chop …

Captura de tela 2013-06-04 às 17.44.12

Em 1º lugar: Black Girl Long Hair

Blog em inglês sobre cabelo, óbvio. Haha. Ensina um milhão de coisas sobre as quais eu nunca nem tinha ouvido falar (Havana Twists, por exemplo), tem muita imagem, muito tutorial, uma mulherada bonita e tem ainda uma coluna com fotos das leitoras mais estilosas. E o blog é todo bem feito, sou uma pessoa visual, gente, faz muita diferença ler um blog bonito. Solange que é nossa musa aqui no MTDF é musa lá também. Haha.

Captura de tela 2013-06-04 às 17.34.49

 Vou atualizando aqui as dicas que forem deixadas nos comentários!

Melissa indicou o So Shopaholic. Uma semana depois eu descobri o Sou Criloura, amei!

0 comentário em “Tuesday Top Five: Beleza Negra”

  1. Olá Thaís!
    Poxa vida, andou lendo meus pensamentos!!!!! Durante o ultimo fim de semana eu tomei a difícil decisão de abandonar a progressiva. Quero que seja um pacto eterno!! Rsrsrsrsrs. Tenho cabelos cacheados, mas me sinto a Cher quando uso ele ao natural ( só que Cher é Diva, já eu, coitada!!!) aliás, ô tarefa árdua vai se chegar ao que meu cabelo era antes da Quimica toda…. Mas vamos à luta! Amei o post! Beijos!

    1. Todas transicionando! o/ Eu já tinha visto o vídeo da Zina, e acho que foi uma das coisas que me empurrou a parar de alisar o cabelo, e realmente ficar certa disso. Pra cortar o velho liso foi um passo. E foi bem bom. 😀 Vou ver os blog e procurar As Dicas. To precisando! Hehe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

assine a newsletter farage.inc ❤

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

thais farage

CNPJ: 14 552 312/0001-12 | Farage Inc
2021 © Todos os direitos reservados.