Tuesday Top Five: Pele Oleosa

Quando eu comecei há ler blogs há séculos, eu ficava muito frustrada porque minhas grandes musas da internet (Victoria Ceridono e Julia Petit) não tinham pele oleosa, como a minha. Nunca tinha conselhos pro meu tipo de pele, eu nunca podia usar os mesmos cosméticos que elas. Por outro lado, eu sempre fui suuuuper frequentadora de consultórios de dermatologista e minha pele-drama acabou virando uma pele-domada. Hahaha

Portanto, o Tuesday Top Five de hoje é sobre pele oleosa, a idéia é achar alguma novidade, né?! Falar o que todo mundo já sabe nunca é a intenção do MTDF. 😉

Em 5º lugar: Auto conhecimento

Antes de mais nada é preciso entender como a sua pele reage a exposição ao sol, a água quente, a chocolate… É infinito. Mas se observar é muito importante, vai ver o que torna a sua pele mais oleosa é uma bobagem e pode ser facilmente resolvido. Uma boa dermatologista é fundamental, mas ao ir a uma primeira consulta é bom levar uma lista de produtos que você já usou, se já fez laser, pelling, limpeza de pele, se já tomou remédio pra acne … Seja investigativo com você mesmo!

Em 4º lugar: Nosso rosto é delicado!

Galera, por favor! Não adianta ficar desesperado que a pele está muito oleosa e resolver lavar 10 vezes por dia, com 3 produtos diferentes e esfregar até machucar. Piora tudo! Dá efeito reverso, a pele fica em pânico e começa a produzir mais óleo ainda. Socorro! Ame o seu rostinho e lave somente de manhã e de noite. Se você mora num calor senegalês e não consegue lavar o rosto só duas vezes por dia reveze sabonetes menos agressivos com sabonetes com ácido. Mas, podendo evitar, evite. E, quando for lavar, amor e carinho é fundamental, néam? Faça massagem fofinha no seu rosto e deixe o sabonete agir por alguns minutos, eu sou muito ansiosa e passava o sabão e enxaguava em um segundo. Não-adianta-nada. Deixe agir por uns 10 segundos e já é muito mais sucesso. Tente usar lenços anti-brilhos durante o dia, pra driblar a lavação and that’s it. Não posso falar como regra, mas minha pele reage mal a muita esfoliação, faço uma vez por semana e olhe lá. Entretanto, adstringente é um negócio que funciona super bem pra mim e me dá uma sensação de pele mega limpa.

 collage1

Em 3º lugar: Hidratar é preciso.

Tem uma polêmica muito grande em torno dessa hidratação pra pele oleosa. Minhas dermatologistas antigas eram contra e toda a internet era a favor. Na dúvida eu hidrato. Porém, contudo, entretanto, é preciso achar um hidratante levinho, sem óleo, que se adapte bem a sua pele. E, um produto que serve hoje pode não servir amanhã. Auto conhecimento é a chave do sucesso! Vai observando, vendo como seu rosto reage. Normalmente eu uso um produto manipulado mas no inverno eu preciso complementar com a minha loção preferida de toda a vida: Hada Labo Super Hyaluronic Acid Hydrating Lotion. Já falei dela mil vezes aqui no MTDF, não vende no Brasil, tem que comprar pela internet. Mas vale todo o esforço porque ela é a coisa mais seca e ‘hidratadora’ que eu já vi, parece que passei água no rosto e a pele ficou perfeita e esticadinha. Super recomendo, mas recomendo também perguntar pra sua dermatologista o que ela acha, a minha achou ótimo.

 collage2

Em 2º lugar: Filtro Solar Oriental.

Sinceramente, a minha vida se divide em A.B. (antes da Bioré) e D.B. (depois da Bioré). Eu uso ácido no rosto há 15 anos e há 15 anos uso filtro solar diariamente. Imagina a quantidade de filtro solar lixo que eu usei?! Que piorava muito a acne? Eu vivia brilhando (de um jeito horripilante) e, por isso, também enchia a cara de maquiagem.. Era um um tal de filtro solar + pó = pele mais oleosa. Um ciclo interminável, surreal. Hoje eu sou uma feliz consumidora de filtros solares asiáticos e não troco por nada. A pele fica super matte, o dia inteiro, dá conta até do calor infinito do Rio. A minha dermatologista, entretanto, acha que o filtro é muito “entupidor de poros”, justamente porque a proteção é muito alta e me diz pra não usar todo dia. Eu sofro! Quando vou ficar só no escritório eu tento usar só o meu hidratante com filtro solar, mas eu não gosto, não, acho que fico melenta. A verdade é que sou bem viciada na pele matte e mega branca – consequência de um filtro que não sai com suor, nem sai ao longo do dia. Entretanto, ela concorda que se é pra passar perto do sol o meu filtro asiático é supremo e reina absoluto. Costumo desobedecer, viu? Não me sinto com os poros entupidos e cada um com o seu vício…

protetor-solar-facial-biore-uv-perfect-face-milk-fps-50-_MLB-O-2989510132_082012

Em 1º lugar: Laticínios não são amigos.

Não sei se eu já falei aqui, se falei no Petiscos, mas há 2 anos, quando eu me mudei pra São Paulo, minha pele ficou um lixo! Zero drama, ficou horrível mesmo. Muita, muita, muita espinha e nada do que eu fazia adiantava! Em algum momento eu li que a lactose pode, sim, causar espinha. Olha, vou te dizer, eu fiquei UMA SEMANA sem comer nada de queijo, nem tomar leite, nem comer nenhum derivado e, além de ter sofrido muito, minha pele simplesmente ficou ótima. Em uma semana. Só de cortar leites e afins. Juro. Nunca mais tomei leite, não tomo nem se me pagarem, os derivados eu evito mas não parei. No pain, no gain.

leite

0 comentário em “Tuesday Top Five: Pele Oleosa”

  1. Adriana Ávila

    Adorei as dicas de maquiagem e vestuário, mas gostaria muito de saber onde encontro pra comprar o protetor solar Bioré pois nunca tinha ouvido falar. Já usei alguns famosos e indicados por dermatologista, mas minha pele continua extramamente oleosa. Beijos

  2. Uma das minhas maiores descobertas foi que tenho a pele oleosa E sensível. As bochechitas vermelhas estão aí pra provar!! Por isso uso um sabonete da La Roche Posay para peles oleosas e sensíveis, cortei adstringentes, uso produtos que acalmam a sensibilidade e agora priorizo marcas para peles sensíveis como Avene e Caudalie!

    Tenho duas boas dicas de produtos.

    A primeira e principal são os papéis para tirar oleosidade da Shiseido. Foi o primeiro que eu conheci na vida. Nunca tinha ouvido falar quando a minha mãe começou a usar. E nunca vi igual! Achei o da Clean&Clear uma titica perto dele…
    http://ezpicks.files.wordpress.com/2012/10/j.jpg

    A segunda dica é o hidratante matificante da Caudalie, linha Vinosource (para peles jovens). Menina, é uma água. Hidrata bonitinho. Acabei de trazer de viagem e amei! Mas não sei com que frequencia usar. Meu dermatologista diz que não faz diferença… mas eu gosto do ritual! 🙂
    http://www.echemist.co.uk/productmedia/caudalie-vinosource-moisturizing-matifying-fluid.jpg

    Últimos comentários: às vezes a gente acha que a maquiagem é inimiga da pele, mas hoje em dia as boas maquiagens ajudam a tratar. Constatei isso quando passei um dia inteiro maquiada por questões de trabalho e quando cheguei em casa e tirei tudo o rosto esta belíssimo! Por isso é importante investir em bons produtos e que de preferência ainda tragam algum benefício (proteção solar, hidratação, controle da oleosidade).

    Por fim, nada disso substitui a boa alimentação. Minha pele e meu cabelo estão completamente diferentes depois que comecei a cuidar mais da alimentação! Água, nutrientes e vitaminas já!

    1. Thais Farage

      É, pois é. A minha pele não é sensível. Minha dermatologista diz que eu não tenho pele, eu tenho couro…. hehe

      E, sim, a alimentação ajuda muito. Mas é o mais difícil de fazer, né? Affe, ando super relapsa!

      :)*

  3. Leticia Brito

    Mas sérioa gora: eu tenho péssima mania de lavar o rosto demais…nervosinho de ficar oleosa sabe? No outono já vai melhorando; mas é mania mesmo. Lavo antes de maquiar SEMPRE; mesmo q ñ esteja oleosa e mesmo q tenha lavado há pouco tempo.
    Não tomo leite; mas todo iogurte…Como pouco queijo(geralmente mais parmesão em massas e queijo minas); mas ando muito afim de tomar o famoso roacutan…já até conversei com minha dermatologista ue me pediu calma, rs, pra testarmos outras soluções antes…Não tenho tanta espinha; mas cravo…affe…e os meus são micro cravos(dá nem pra espremer direito, mas fica lá dando uma textura desnecessária!!!!)então só esfoliando ou usando ácido mesmo.

  4. Thais Farage

    hahahhaha ficou um cafona engraçado, né?! não resisti! hahaha

    cara, a bioré podia me patrocinar e eu seria a pessoa mais rica do mundo. só o que eu gasto com eles…. mas, enfim, você não vai se arrepender do filtro solar e vai ser mais uma viciada. aposto! :)*

  5. Que amor as fotos com falas! rs
    Eu comprei hoje o protetor solar da Bioré! É metade do preço do que eu uso, que já gosto bastante, Minesol oil control, da Roc. Mas acho o meu ainda um tiquinho brilhoso, vou testar o efeito mate, sua descrição foi tentadora! Eles deviam te dar uns grátis, hehe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.