Tutorial: Tecido Em Madeira

A minha mesa/escrivaninha/penteadeira é um lugar muito especial pra mim. É onde fica concentrado o meu universo individual, (afinal de contas, depois de casada, tudo que entra ou sai aqui em casa é resolvido em conjunto, com o meu marido, hehe). Só isso já era motivo suficiente para eu amar o meu cantinho, mas a história da minha mesa é bem mais antiga! Quando eu fiz 10 anos de idade minha mãe mandou fazer pra mim essa escrivaninha. Desde então, eu nunca mais tive outra, sou MUITO apegada a ela e faço com que ela caiba em qualquer lugar aonde eu vá morar… ♥ ♥ ♥ Sendo assim, ao longo dos anos, eu fui dando umas modernizadas nos acabamentos: ela já foi de madeira, depois fiz uma pintura estilizada (ficou horrível! hahaha), já foi azul/amarela e recentemente é branca. Desde que ela ficou colorida eu encapo o tampo do meio com um tecido divertido pra deixar tudo menos monótono. Além disso, a tinta branca (cor do momento) suja muito (a não ser que eu faça laca, mas não prentendo…) e o tampo do meio é muito usado, ou seja, o tecido é uma ótima solução porque dá pra limpar e trocar com muita facilidade!

Desde que pintei a casa toda (e a minha mesa ganhou uma mãozinha de tinta) o tampo estava sem tecido… não achava nada que eu amasse e aí foi ficando. Por isso, inclusive, tava já toda manchada! Um horror! Mas esse final de semana fui na 25 de março #grávidaanimada e comprei um tecidinho lindo! Aliás, fica a dica, ótima loja pra comprar algodão na região da 25: Metrópole Tecidos – Rua Comendador Abdo Schahin, 52 Centro. Tem vários lindos!

História contada, vamos lá: Como encapar madeira com tecido!

1- Você vai precisar do tecido (precisa ser algodão ou algo do gênero, tecido sintético não rola!); tesoura, cola branca, água e um rolinho  de tinta pequeno. Lembra de comprar o tecido um pouco maior que o lugar a ser coberto, pra dar acabamento.

tecido em madeira 1

2 – Em uma bandejinha você mistura a cola branca com água. Eu coloco uma proporção de 3 partes de cola pra 1 de água, mas é meio pessoal… tem gente que curte 2 partes de cola pra 1 de água, mas eu acho que fica líquido demais. Aí é tipo receita de bolo que cada um vai aperfeiçoando de acordo com o gosto pessoal, haha. Não tem muito erro.


tecido em madeira 2

tecido em madeira 3A textura que eu curto é essa ó!

3- Aplique a cola em toda a mesa ou onde quer que você vá encapar. Lembrando, claro, de deixar a superfície bem limpa antes de aplicar a cola e também que encapar superfícies lisas, sem muito frufrus é MUITO mais fácil. Coisas com curvas é dificílimo de dar acabamento, recomendo começar pelo simples e ir arriscando mais com o tempo. 😉 [aliás, por isso eu não cubro a mesa toda com tecido, hahaha, porque ia dar muito trabalho e não sei se ia ficar com o acabamento tão bom..).

tecido em madeira 4

4- Depois da cola, hora de colocar o tecido. Como a cola branca com água é bem fácil de trabalhar, não precisa ficar em pânico de colocar, já de primeira, o tecido bem direitinho, reto e sem dar bolhas. É possível ir tirando e ajustando… Só não faz isso mil vezes porque aí a cola vai secar e você vai precisar aplicar de novo. [tem quem prefira passar a cola no tecido e no tampo ou só no tecido e não na superfície onde será aplicada…. acho tão mais prático aplicar já na madeira que nunca tentei de outro jeito, mas fica a gosto da artesã, hahaha.].

tecido em madeira 5Uso um paninho pra ir deixando a textura bem lisinha depois de colada. Dá pra fazer isso com as mãos, mas acho que tem mais chance de sujar…

5- Hora de dar acabamento no verso. Como o tampo da minha escrivaninha desmonta com facilidade do restante da mesa, é facílimo. Viro o tampo do lado contrário, corto o excesso de tecido e colo tudo bem direitinho. 🙂

tecido em madeira 6

6- Aí já está quaaaase pronto. A dica final é impermeabilizar o tecido com a cola branca, isso faz com que o tecido suje menos e dure mais! 😉 Basta diluir 1 parte de cola para 2 de água (e aqui é importante a proporção para não estragar a cor do tecido!) e aplicar em cima do tecido, já colocado na mesa, com o rolinho. No minuto que você aplicar  as cores vão ficar foscas, não sofra, não me xingue! Basta esperar secar e pronto, fica tudo como antes.

tecido em madeira 7

tecido em madeira 8

7 – Espera secar, coloca tudo no lugar e seja feliz! 😀

tecido em madeira 9Uma mesa cheeeia de estampas. Amo! <3

Quem fizer por aí me manda foto? Facílimo e dá mó borogodó. Ahhhh! Sabia que desse mesmo jeitinho dá pra colocar o tecido na parede? Meninas, cola branca é a melhor amiga de uma artesã iniciante, hahaha. 🙂

PS: olhares atentos verão que coloquei o tampo ao contrário, hahahaha, mas, cara, com esse barrigão deu muito trabalho fazer isso tudo sozinha. Agora vou esperar o Rapha chegar em casa pra inverter! 😀 #VidaRealMTDF hahaha

1 comentário em “Tutorial: Tecido Em Madeira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.