algumas reflexões sobre gordofobia nos padrões da indústria da moda, por Aline Massa
Pra começar: você sabe a diferença entre gordofobia e pressão estética? Pressão estética é algo que atinge todas as pessoas.
Já a gordofobia é uma opressão estrutural e desumanizadora do corpo gordo. Entender essa diferença ajuda a dimensionar melhor nosso lugar dentro dessa estrutura.
já reparou como a maioria das lojas plus size ainda tem um estilo mais romântico? Já pensou que isso pode ser um tipo de “domesticação” do corpo gordo?
Não seria essa uma construção estética para que o corpo gordo seja visto como mais palatável em uma sociedade gordofóbica e machista?
Ser gorda ou chamar alguém de gorda não deveria ser visto como algo pejorativo, porque fala apenas de uma característica corporal, como ser alta, baixa, magra, loira…
Usar eufemismos como “gordinha”, “fofinha”, “cheinha” e afins só faz parecer que você acha que ser gorda é ruim, feio ou tem menos valor. Precisamos ressignificar nossas falas, gorda não é xingamento!
Você não tem que “compensar” nada porque é gorda! Lembre-se que você tem o direito de ter o estilo que quiser e de ser extravagante também!